Jornalista Márcia Martins assume a presidência do Comdim

Ela também é diretora no Sindjors e colunista em Coletiva.net

Márcia Martins (centro) é a presidente do Comdim - Reprodução

Em reunião extraordinária, convocada pelo Fórum Municipal de Mulheres de Porto Alegre, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Porto Alegre (Comdim/POA) escolheu sua nova presidente. Trata-se da jornalista Márcia Martins, que também é diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio Grande do Sul (Sindjors) e colunista de Coletiva.net. Na ocasião da escolha, ela agradeceu o acolhimento de todos e afirmou que será necessária a união das conselheiras e um trabalho empenhado na defesa dos direitos das mulheres.

Para Márcia, não é possível calar diante do crescente número de feminicídios. "Neste momento, infelizmente, mulheres estão sendo mortas, apanhando de seus companheiros e usando a desculpa de acidentes domésticos que não existiram para justificar seus machucados visíveis", argumentou. Segundo a jornalista, foi montada uma chapa pluripartidária, com diferentes representações e a inclusão de algumas mulheres mais jovens, mas que já acumulam experiência no movimento feminista. "Não podemos aceitar o crescente número de feminicídios registrados em Porto Alegre e Região Metropolitana, onde 84% dos casos são cometidos por companheiros. Cada dia mais, a luta deve ser intensificada e o Comdim/POA tem um papel fundamental neste cenário", afirmou Márcia.

O conselho é uma entidade de caráter permanente, com competência propositiva, consultiva, fiscalizadora, normativa e deliberativa em relação a matérias referentes aos direitos das mulheres. Por conta disso, Márcia relatou ao Coletiva.net que sua gestão pretende fiscalizar o funcionamento da Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, lutar pela manutenção da Casa de Apoio Viva Maria e ajudar a organizar a etapa municipal da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que deverá ocorrer em novembro de 2020. Também deseja concentrar esforços na volta de políticas públicas para as mulheres em Porto Alegre.

Márcia terá ao seu lado Michele Sandri da Costa, da Secretaria de Mulheres do PT e Luelen Gemelli, da União Brasileira de Mulheres (UBM), vice-presidentas; Juliane Rodrigues Gonçalves, da União da Juventude Socialista de Porto Alegre (UJS) e Camila Luisa Mumbach da Silva, da Secretaria de Mulheres PCdoB, secretárias; Eugênia Steyer, do Movimento Nacional de Mulheres Marlene Martini Carneiro (MNMMMC) e Santa Irene Lopes Araújo, do Fórum de Mulheres do Mercosul, tesoureiras.

Comments