JUSTIÇA REGISTRA 3.342 AÇÕES CONTRA IMPRENSA

Tramitam na Justiça 3.342 ações contra os cinco maiores grupos da imprensa brasileira, segundo levantamento feito pela revista Consultor Jurídico. Se fosse dividido pelo …

Tramitam na Justiça 3.342 ações contra os cinco maiores grupos da imprensa brasileira, segundo levantamento feito pela revista Consultor Jurídico. Se fosse dividido pelo número de jornalistas, o volume de processos por dano moral contra a imprensa equivaleria a pelo menos uma ação para cada profissional dos grupos Globo (emissoras, jornais e revista), Editoras Abril e Três e os jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo que, juntos, contratam mais de 2 mil jornalistas.
Quase todas as ações tratam de pedidos de indenização apresentados por juízes, promotores, advogados e políticos. Citado pela revista, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio, afirmou que o quadro é preocupante e caracteriza uma "verdadeira loteria esportiva". Ele revelou que o STJ tem usado o "bom senso" e fixado valores de cerca de R$ 20 mil nos pedidos indenizatórios.

Comentários