Lançado o Observatório da Cidade

Site com informações sobre bairros E regiões do OP foi apresentado pelo prefeito Fogaça

Foi lançado hoje, 9, pelo prefeito José Fogaça o Observatório da Cidade de Porto Alegre - o Observa POA. Trata-se de um site da Internet com informações da Capital, dados, reflexões e análises sobre os 88 bairros e 16 regiões do Orçamento Participativo. O lançamento aconteceu pela manhã, no Hotel Embaixador.

O site é o primeiro do Brasil com detalhamento de cada bairro, que estão inseridos geograficamente em um mapa, facilitando a visualização e compreensão. Fogaça explicou que o mecanismo busca gerar conhecimento e informação aos cidadãos para a elaboração de estratégias que resultem em ações que beneficiem a população. Pelo site, os internautas também poderão acompanhar as ações de governo. "Nossa meta é criar o cidadão gestor dentro de uma comunidade produtiva. O Observatório é essencial para gerar e ampliar os espaços de democracia participativa", afirmou o prefeito.


No endereço digital www.observapoa.com.br poderão ser acessados diagnósticos das condições de vida da população nas regiões do OP, nos bairros e na cidade como um todo.


Segundo o prefeito, o Observatório vai facilitar a escolha de prioridades nas regiões da cidade e a construção de políticas públicas solidárias e eficientes,.que apontarão com precisão as necessidades de cada comunidade. "O Observa POA enriquecerá e tornará mais produtivas reuniões e assembléias do OP, qualificando as escolhas e a tomada de decisões", exemplificou. O observatório foi implementado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Conselho do Orçamento Participativo (COP), Procempa, Fundação de Economia e Estatística (FEE), Departamento Intersindical de Estudos Sócio-Econômicos (Dieese) e Pontifícia Universidade Católica (PUC), com recursos da Rede Urbal.

Comentários