Lasier explicita posições em relação à liberdade de expressão

Eleito senador pelo PDT, jornalista não pretende morar em Brasília

O jornalista Lasier Martins, eleito senador pelo PDT, disse que em Brasília manterá sua posição decidida a favor da exigência do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão, com exceção das crônicas e textos que exijam a opinião de especialistas em assuntos técnicos. "De jeito nenhum aceitarei qualquer tentativa de regulação da mídia", disse, em entrevista ao Coletiva.net, que publicou seu perfil em março de 2004. "Não podemos fraudar o que a Constituição Federal estabelece", acrescentou, "garantindo ampla liberdade de expressão, até porque não existe meia liberdade". Também vai se posicionar contra o projeto do governo federal que pretende criar conselhos populares para integrar órgãos e empresas públicos. "Estes conselhos são um engodo, uma espécie de cartilha bolivariana", acredita o jornalista.
Como legislador, Lasier Martins declarou que pretende ajudar o governo gaúcho a encontrar caminhos para resolver a crítica situação de endividamento atual, tanto com a redução de juros como com o cumprimento das disposições da chamada Lei Kandir. Considera essencial também que o Estado recupere a possibilidade de contrair novos empréstimos, visto que o atual governo esgotou esta capacidade.
Lasier não pretende morar em Brasília, permanecendo lá entre as segundas e as quintas-feiras. "Se concluir que é inconveniente esta rotina, posso rever", disse. Na breve entrevista ao telefone, fez questão de registrar seu agradecimento aos eleitores. "É emocionante receber mais de dois milhões de votos e tanto carinho e confiança", afirmou, lembrando que esta é a primeira vez que concorre a um cargo eletivo. "Recebi, acima de tudo, uma grande responsabilidade."

Comentários