LF deixa TVE e assume como secretário municipal do Turismo

Aceitou o convite do prefeito Fogaça como uma nova missão política

Pouco mais de seis meses depois de ter assumido a presidência da TVE, o jornalista Luiz Fernando Moraes pediu demissão do cargo para assumir a Secretaria Municipal de Turismo, criada há 10 dias pelo prefeito de Porto Alegre, José Fogaça. Luiz Fernando pediu sua exoneração ontem, em contato com a secretária da Cultura, Mônica Leal, à qual a Fundação Cultural Piratini, mantenedora da emissora e da FM Cultura, é subordinada. A secretária encaminhou o pedido esta manhã à governadora Yeda Crusius, e o ato de exoneração deve ser assinado ainda hoje.


LF contou a Coletiva.net que recebeu o convite do prefeito Fogaça como uma "missão política". "Entendi que deveria aceitar este desafio, inclusive porque implica em atuar em uma nova área profissional". Neste momento ele está comunicando a decisão aos companheiros de diretoria na Fundação e suas chefias e coordenadorias. Seu substituto legal seria o diretor-geral, cargo que está vago, e é provável que, enquanto não for nomeado um sucessor, a presidência seja respondida interinamente pelo diretor administrativo, Domingos Guaragna. Ele e Léo Gerchamnn, no Jornalismo, são os únicos diretores, já que as demais diretorias - Industrial, Programação e Rádio FM Cultura, além da Geral - estão vagas.


Luiz Fernando disse que deixa a direção da TVE tendo cumprido a missão que recebeu da governadora Yeda Crusius, que lhe dera 45 dias de prazo para fazer uma avaliação geral da estatal. "Reequilibramos as contas, ajustamos a Fundação à atual realidade do Estado e encaminhamos o processo de reorganização", disse ele, lembrando que é idéia do governo estadual transformar órgãos como a Fundação Cultural Piratini em Oscips (organizações da sociedade civil). 


A nomeação de Luiz Fernando  Moraes como secretário Municipal de Turismo será assinada entre hoje e amanhã. O jornalista já atuou na Coletiva Editora e nas agências Pública e Competence, e foi também o coordenador de Imprensa no governo Antônio Britto. Antes de assumir a presidência da TVE, dirigia a Editora Lechiguana, dedicada a publicações para terceiros.

Comentários