Liberdade de expressão é destaque no Tambor da Aldeia

Boletim da ARI registra a repercussão do seminário ‘Liberdade em Debate", realizado no Rio de Janeiro

O boletim eletrônico da Associação Riograndese de Imprensa (ARI), Tambor da Aldeia, destaca nesta semana a repercussão do seminário ?Liberdade em Debate - Democracia e Liberdade de Expressão?, promovido pelo Instituto Millenium, no Rio de Janeiro. No encontro, intelectuais e profissionais da comunicação se reuniram para discutir a importância da liberdade individual para o bem coletivo. O evento foi dividido em três painéis: 'Cultura da intervenção x soberania popular', 'Liberdade x regulação' e 'Politicamente correto e liberdade de expressão'.
Conforme o informativo da entidade, na abertura do seminário, o diretor do Instituto Millenium, Paulo Uebel, defendeu a liberdade e a melhoria da educação como forma de reforçar a democracia no Brasil. O jornalista e escritor americano David Harsanyi criticou a censura e defendeu o liberalismo. "O excesso de regras e restrições infantiliza a sociedade", afirmou.
A tutela excessiva do Estado foi um dos assuntos mais debatidos pelos participantes dos dois primeiros painéis. O terceiro tema levantou polêmicas entre os convidados e, apesar das divergências, eles concordaram que "a cultura do 'politicamente correto' ameaça a liberdade de expressão, é um risco para a democracia e está tornando o mundo mais chato".
Com pesquisa do jornalista Vilson Antonio Romero, o Tambor da Aldeia ainda reúne notícias internacionais sobre violência e atentados ao livre exercício da profissão. Para os interessados em colaborar com o boletim, a ARI disponibiliza o email [email protected] para receber informações sobre o tema.

Comentários