Linguagem audiovisual é o novo foco de ação da Aberje

Ideia é gravar impressões sobre o "estado da arte" e gerar reflexões sobre a busca de informações

A Aberje - que reúne as Associações Brasileiras de Comunicação Empresarial, Branding e Comunicação Organizacional - está dando início ao núcleo de trabalho de linguagem audiovisual. Entre os projetos em andamento, que já envolvem a edição de um DVD com depoimentos variados sobre Comunicação Organizacional e sua transversalidade, está o "Diálogos Aberje Universidade". A estreia da ação acontece com o professor Massimo Di Felice, da ECA-USP, falando sobre os conceitos de comunicação organizacional no sistema de redes digitais.


A ideia é gravar impressões sobre o "estado da arte" e as tendências em diversas áreas do conhecimento, com professores reconhecidos, e disponibilizar no portal da entidade para gerar reflexões e busca por novas informações pelos profissionais envolvidos no cotidiano empresarial. Di Felice possui graduação em Sociologia - Universita degli Studi La Sapienza (1993) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professor-doutor da USP, ministrando aulas na graduação e pós-graduação na Escola de Comunicações e Artes.


O professor fala do formato analógico de processar a comunicação, em que um emissor transmitia informações para um ou vários receptores (do centro para a periferia), numa perspectiva mecanicista da percepção de comunicação e de estruturação das organizações. Agora, há um novo tipo de tecnologia - interativa das redes - que estabelece uma forma de comunicação com vários sujeitos num mesmo ecossistema informativo, todos emissores.


De acordo com o Dow Jones Venture Source, investidores estão injetando mais de US$ 8 bilhões em empresas de vídeo on-line nos próximos anos. Do lado da plataforma de distribuição de conteúdo, é evidente que a posse de mais de 120 milhões de celulares no Brasil reforça uma nova tela para relacionamentos, além da forte presença da televisão aberta no país, tudo baseado em vídeo. Estas são algumas das constatações que levaram a Aberje a pensar estratégias e produtos na área, conforme manifesta o diretor-geral da entidade, Paulo Nassar. Com populações cada vez mais inseridas na internet, e portanto explorando a potencialidade multimídia, ele acredita que um panorama se abre para a articulação do maior número possível de sentidos, seja on ou offline, para melhor fixar a comunicação. Este é um dos motivos de o portal de troca de vídeos YouTube estar entre os primeiros lugares de acesso mundial, inspirando uma série de outros canais semelhantes.


Outras gravações estão sendo planejadas para dar continuidade ao núcleo, como um especial sobre Branding e o vídeo "Perspectivas 2009" (veja aqui - http://br.youtube.com/watch?v=7UbruLnKjCo&feature=related), afora outras edições do "Diálogos". Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no 11-3662-3990.

Comentários