Lista de músicos aprovados no concurso da Ospa é divulgada

Orquestra terá o maior quadro de instrumentistas de sua história

Crédito: Giovanna Pozzer
Após 17 dias de provas práticas, com um único dia de intervalo, que envolveram a participação de bancas compostas por maestros e músicos especializados, o concurso público para músicos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre encaminha-se para a sua finalização. A lista dos aprovados, com suas respectivas notas e classificação, está disponível neste link. Com a seleção, a Ospa terá o maior quadro de instrumentistas de sua história.
Os testes ocorreram entre 27 de novembro e 14 deste mês, na Casa de Cultura Mário Quintana e na Sala Elis Regina da Usina do Gasômetro. Como observa Tiago Flores, diretor artístico da Ospa que também integrou as bancas, "um concurso deste gênero tem peculiaridades e impõe cuidados que foram previstos na concepção do processo seletivo. Isso permitiu que se constituíssem as condições mais próximas das ideais para a execução das provas". Serão preenchidas 25 vagas na Orquestra e duas no coro sinfônico.
Em relação ao concurso anterior, ocorrido em 2006, o crescimento na procura foi mais de quatro vezes maior, considerando a quantidade de candidatos por vaga (em 2006, 203 candidatos inscreveram-se para 47 vagas). Dos 553 candidatos inscritos neste ano, 309 compareceram aos exames. A abstenção, portanto, foi de 44,12%, sendo que o maior índice foi na especialidade de Soprano de Coro Sinfônico, de 72,41%, e o menor, entre os Assistentes Flautistas/Especialistas em Flauta em Sol, de 21,88%.
O secretário de Estado da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil, comenta: "O processo resultará na qualificação numérica e qualitativa da Ospa. A cultura do Rio Grande do Sul será beneficiada na área da música de concerto, que agora passa a ter um tratamento digno e operoso". Dr. Ivo Nesralla, presidente da Ospa, segue a mesma linha de pensamento, e localiza o concurso na gama de iniciativas que "colocam o nome da Ospa em pé de igualdade com as grandes orquestras do mundo".
Mais informações podem ser obtidas pelo site www.ospa.org.br.

Comentários