Livro analisa crônicas de Millôr durante redemocratização

De autoria de Breno Serafini, obra apresenta estudo sobre textos publicados nas revistas IstoÉ e IstoÉ Senhor

'Millôres dias virão' é o título do novo livro de Breno Serafini, que traz um estudo sobre a crônica do desenhista, humorista, dramaturgo, escritor e jornalista Millôr Fernandes, falecido no ano passado. Editada pelo selo Universidade, da Libretos, a obra é ilustrada por citações de Millôr e proporciona aproximação com uma parcela pouco lembrada de sua obra: as crônicas publicadas nas revistas IstoÉ e  IstoÉ Senhor, durante o período de redemocratização do País. O lançamento ocorrerá em 5 de junho, às 19h, na Livraria Cultura, no Shopping Bourbon Country, com bate-papo entre o autor, o doutor em Letras Antônio Sanseverino e o psicanalista Abraão Slavutzky. A arte da capa é de Gilmar Fraga.
No livro, Serafini analisa a obra de Millôr, estabelecendo uma contextualização histórica mais ampla e as relações entre humor, arte e papel do intelectual. Os temas abordados compõem um quadro que permite examinar as formas com que se dá a leitura de Millôr sobre a realidade. Por trás de um discurso escrachado, por vezes sério, desponta com extrema ironia uma crítica dos fatos políticos e culturais de nosso tempo, desnudando um conjunto de características fundantes do homem, não apenas brasileiro, mas universal.
Natural de Santiago, Serafini, atualmente residente na capital gaúcha, é doutor em Letras pela Ufrgs, desenvolve pesquisa sobre a temática humor & ideologia. É revisor de língua portuguesa no Núcleo de Documentação da Fundação de Economia e Estatística (FEE) e autor de três livros de poemas - Mosaico Laico (2010), Geração Pixel (2011) e Bichos de todos os reinos (no prelo) - este último é infantil, ilustrado pelo cartunista MOA. Escreve regularmente no blog Deleituras (www.brenoserafini.com.br).
Imagem

Comentários