Lugar das marcas no tempo pauta último painel do Black Sheep Project

Jesper Rhode conduziu conversa a partir de experiências como consultor da Hyper Island School

Jesper Rhode | Divulgação/Coletiva.net
O último painel da programação do Black Sheep Project foi ministrado pelo consultor Jesper Rhode, que conduziu sua fala a partir de uma reflexão sobre o lugar das marcas no tempo. O profissional trouxe suas experiências da Hyper Island, uma escola sueca que presta serviços para o Google, Target e P&G, na conversa intitulada "Inovações exponenciais".
Para exemplificar, iniciou sua reflexão com a atuação da Kodak, empresa de produtos fotográficos, que se destacou no período anterior ao boom digital com a venda de filmes para câmeras analógicas. Nisso, observou que os modelos de negócios se transformaram com o surgimento das tecnologias. Segundo ele, estas geram consequências positivas e negativas, como o uso impensado de matérias-primas não renováveis. "As mudanças atingiram o comportamento humano e, consequentemente, as relações", completou.
Abordou, ainda, que as inovações exponenciais geram reflexos profundos nas sociedades. Para ilustrar, mostrou um vídeo sobre a LittleBits, legos que facilitam a construção de protótipos, que são utilizados por crianças e adultos na experimentação de ideias. "Comprem e usem", recomendou. Com isso, orientou que as pessoas não comprem nem contratem mais agências, pois é "hora de repensar tudo". Também afirmou que é necessário rever a cadeia de produção em todas as esferas, e indicou que esta seja reconstruída sob a ótica da inovação. "Pensem menos, façam mais", disse, e exemplificou com as operações do Uber.

Comentários