Luiz Antônio Araújo lança obra na Feira do Livro

Jornalista reuniu 12 entrevistas publicadas entre janeiro e dezembro de 2012

12 livros que abalaram o Rio Grande | Divulgação
A obra "12 livros que abalaram o Rio Grande", do jornalista Luiz Antônio Araújo, será lançada no dia 14 de novembro, às 14h, na Feira do Livro de Porto Alegre. O livro reúne 12 entrevistas publicadas entre janeiro e dezembro de 2012 no Caderno Cultura da Zero Hora, do qual Araújo era o editor.
Em entrevista ao Coletiva.net, Araújo contou que a série de entrevistas é o resultado de uma lista de 12 livros de autores ainda vivos que pudessem conceder entrevistas a ele. "O intuito era conversar ao vivo com autores que tivessem escrito obras sobre o Rio Grande do Sul. Vários autores importantes que já faleceram não estão no livro", disse.
Entre os entrevistados, encontram-se nomes como os de Arno Kern (Missões, uma utopia política), Fernando Henrique Cardoso (Capitalismo e escravidão no Brasil meridional) e Flavio Loureiro Chaves (Erico Verissimo, o escritor e seu tempo), entre outros. Segundo o escritor e jornalista, o objetivo é tratar de questões como quando e onde o Estado começou, sua identidade histórica e política, a partir de quando se discute a literatura do RS, qual o ponto de partida do território rio-grandense, sua relação com o restante do Brasil, o que é ser rio-grandense. "Coincidentemente, o livro está diretamente ligado ao momento que o Estado volta a discutir seu lugar no mundo, sua relação com o resto do País", informou.

Comentários