Lula é recebido por 1.800 pessoas em Rio Grande

Cerimônia de inauguração do Polo Naval acaba de ser encerrada

Terminou agora há pouco a cerimônia de inauguração do Polo Naval de Rio Grande. Cerca de 1.800 pessoas, sendo 1.500 funcionários e 300 convidados, entre autoridades, empresas parceiras e imprensa, acompanharam o evento em Rio Grande. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou nas instalaçãoes do Polo exatamente às 12h10 e percorreu, durante 30 minutos, as oficinas do Dique Seco. Lula vestia o casaco laranja da Petrobras e estava acompanhado do governador eleito do Estado, Tarso Genro, do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e dos ministros Pedro Brito, secretário dos Portos, e Fernando Hadad, da Educação. Sorridente, o presidente apertou a mão dos trabalhadores e até agachou-se para posar para fotos. 
No armazém onde foi realizada a cerimônia, Lula foi aplaudido pelos trabalhadores que gritavam seu nome. Os discursos foram abertos pelo governador eleito Tarso Genro, que antecedeu as falas porque precisava sair para recepcionar Dilma Rousseff, que estava a caminho de Porto Alegre. Antes de falar, o presidente fez o descerramento da placa inaugural do Polo ao lado do presidente da Petrobras. 
Lula iniciou o discurso com sua frase clássica: "Meus queridos companheiros e companheiras", fez uma piada sobre futebol e avisou, aos torcedores colorados e gremistas que exibiam suas camisas, que é torcedor do Rio Grande, time da cidade. Falou sobre o fim de seu mandato e diz-se feliz por ter terminado grande parte dos projetos propostos. Destacou que durante muito tempo os brasileiros tiveram "complexo de vira-lata" e que, hoje, o país voltou a produzir e os brasileiros a terem orgulho de suas raízes. Ressaltou, ainda, a importância do Polo para o Estado e o País.
Ao final de sua fala, o presidente destacou sua participação, ainda esta tarde, no evento de lançamento do Campus Porto, da Universidade Federal de Pelotas, naquela cidade. Depois, passou a palavra ao ministro da Educação, Fernando Hadad, que explicou como vai funcionar a reforma do ProUni. No término da cerimônia, funcionários tentavam tirar fotos e jornalistas pegar mais algumas palavras do presidente. Paciente, Lula posou para fotos com os funcionários e, após uma pausa para almoço, fez pronunciamento à imprensa. Entre outros tópicos, falou sobre o episódio do incidente em que o candidato José Serra  teria atingido por uma bolinha de papel durante caminhada pela campanha. "Nenhum partido tem o direito de mentir da forma deslavada como o PSDB mentiu ontem", disse, afirmando que Serra foi orientado por assessores a mentir sobre a agressão. No final, ainda posou para fotos ao lado dos jornalistas.
Organizaram o evento as empresas Mondo, de São Paulo, com apoio da Fullpromo, de Porto Alegre. A estrutura montada envolveu o trabalho de 200 pessoas. Os 85 veículos credenciados para cobrir o evento, vindos de diversas partes do país, começaram a chegar ao local por volta das 10h. Na chegada, era possível ver uma imponente Bandeira do Brasil suspensa no Pórtico de entrada.
Leia também em Coletiva.net:
Quase 100 jornalistas acompanham Lula em Rio Grande
Imagem

Comentários