Mais para ler

Para o fim de semana, Coluna do Nenê, dois artigos e perfil da semana

Na coluna de Nenê Zimmermann, a reclamação da Gol contra o comercial da TAM, a preparação dos estabelecimentos para a Copa do Mundo, a nova tecnologia de transmissão da Globo e a mudança de nome em uma das estações da Trensurb são alguns dos destaques. "Em reunião semana passada, o Conar avaliou queixa da Gol contra comercial da TAM com os jogadores Tiago Silva, David Luís e Marcelo. Foi ressaltada a importância de a TAM não transmitir a impressão de que ela transporta todos os jogadores da seleção. 'Tem que ficar claro que são apenas os que estão no filme', disse uma fonte que esteve no encontro."
O artigo 'A palavra websaite', de Braulio Tavares, trata da grafia de duas palavras estrangeiras, que o autor escreve da maneira como são pronunciadas: "Leitores vêm, às vezes, me corrigir o modo como escrevo certas palavras. As mais notórias são 'saite' e 'websaite'.  Sempre tem um bom samaritano para me explicar que são termos em inglês, e que se escrevem 'site, website'.  Beleza.  Acontece que uma das dinâmicas apropriativas da língua portuguesa é justamente esquecer como as palavras são escritas na língua de origem, e escrever o modo como nós as pronunciamos aqui. Funcionou assim com futebol, abajur, mídia (cujos originais são 'foot-ball', 'abat-jour', 'media') e mil outros."
Já Carolina Zogbi, no artigo 'A liberdade pede passagem', levanta o debate sobre a qualidade dos filmes brasileiros nascidos no Nordeste e que são possibilidades de novos caminhos para a área cinematográfica no Brasil: "Depois do longa 'O som ao redor' (2012, de Kleber Mendonça Filho), muito elogiado por todos festivais onde passou, mais uma vez o cinema brasileiro, nascido no Nordeste, abre um novo horizonte na Sétima Arte do nosso País."
Wesley Cardia, especialista em marketing, com experiência na área política e esportiva, é o perfil da semana do Coletiva.net.

Comentários