Mais para ler

Para o feriado e fim de semana, Coletiva.net apresenta a coluna de J.A. Moraes de Oliveira e mais dois artigos

Na coluna de hoje, J.A. Moraes de Oliveira faz um paralelo entre o cenário publicitário brasileiro nas décadas de 1960 a 1980 e o que se apresentava na nova iorquina Madison Avenue. "A perspectiva de ingressar nessa profissão charmosa e sofisticada, povoava os cursos de formação publicitária. Nos anos 80, em visita a uma agência de Porto Alegre, o grupo de jovens estudantes de comunicação parecia decepcionado. Qual seria o motivo?". Confira em 'Pianistas de cabaré'.
Em artigo, o jornalista Antonio Oliveira cita acontecimentos e atitudes relacionados ao vereador Adeli Sell, que, para o autor, fazem do político um tipo "raro no universo dos nossos partidos". "Conheci o Adeli Sell quando ainda era estudante universitário. Entre um grupo de alunos da Ufrgs que insuflava uma grande greve de trabalhadores da construção civil. Enlouquecidos, eles andavam pela cidade, acelerados por garrafas de plástico cheias de um líquido branco do qual davam profundos goles. Os trabalhadores invadiam todas as construções que viam pela frente onde companheiros não tinham, ainda, aderido à paralisação", escreve. Conheça o desfecho da história em 'Ao necessário Adeli'.
No texto 'A arte do photoshop', Braulio Tavares reflete sobre as técnicas de interferência e manipulação de imagem. "Engana-se quem pensa que isso surgiu com a imagem digital. No tempo do negativo em celuloide e da cópia em papel havia mil técnicas para interferir na imagem, como aliás o Kremlin (e o Pentágono) faziam a dar com o pau. Claro que nem sempre isso era feito por manipulações maquiavélicas."

Comentários