Mais para ler

Coletiva.net publica hoje as colunas de Ernani Ssó e Mario de Almeida e um artigo que resgata a história do Coojornal

Gramática é o assunto que norteia o primeiro assunto da coluna de Ernani Ssó. Entre seus tradicionais drops, ele questiona algumas regras do Português e defende outras. "Mas botar vírgula entre sujeito e verbo ou mandar pra cucuia os plurais e as concordâncias? Peraí. Quando a gramática fica de frescura ou defende monstruosidades sonoras, apoiada por uma lógica das mais marotas, tudo bem: pau nela. Mas quando há bom senso, eu obedeço piamente." Leia em 'A gramática - lógica e frescura'.
O colunista Mario de Almeida escreve hoje sobre as festas que marcam o mês de junho. Para que não confundam o feriado de Corpus Christi com as Festas Juninas, em 'Religião e festas' Mario esclarece: "É uma data adotada na Igreja Católica para comemorar a presença real de Jesus Cristo no sacramento da eucaristia, pela transformação da substância do pão e do vinho na substância de seu corpo e de seu sangue".
Sob o título ?Desbravador de horizontes', o editor do portal Coletiva.net, José Antonio Vieira da Cunha, é quem assina o artigo de hoje. Um dos fundadores da Cooperativa dos Jornalistas resgata a história do Coojornal, recordando detalhes da trajetória da publicação, desde a sua criação. "Depois de meses de avaliação, uma ampla divulgação em redações e nos jornais anunciava que no dia 24 de agosto de 1974 seria fundada uma cooperativa de jornalistas, e todos os profissionais interessados poderiam dela participar. Para surpresa e alegria dos que idealizaram o projeto, 67 jornalistas compareceram naquele sábado à tarde na sede da ARI."

Comentários