Marcas de Quem Decide inclui mais itens na pesquisa

No total, foram entrevistados 529 empresários e empreendedores nos 47 principais municípios do Estado

Em sua 14ª edição, o projeto Marcas de Quem Decide 2012, promovido pelo Jornal do Comércio em parceria com a Qualidata Pesquisas e Conhecimento Estratégico, inclui novos setores pesquisados, a partir de diversas sugestões enviadas ao jornal. "Um novo setor é incluído quando desperta interesse público e tem vários players disputando os consumidores", explica o diretor comercial do JC, Luiz Borges. Ele cita o exemplo de 'Auditoria Empresarial', importante para as empresas, mas que era confundido nas respostas dos entrevistados com serviços mais simples de contabilidade. "Agora, pela primeira vez no Estado, vamos apresentar uma pesquisa específica, que envolve consultores e auditores", acrescenta Borges.
Outra novidade é o 'Site de Notícias', que surge com a chegada das mídias digitais. Anteriormente, eram pesquisados 'Serviços de internet', um título muito abrangente, conforme Borges. "A intenção foi focar melhor, até porque cada vez mais os veículos de informação usam a plataforma digital", afirma Paulo Rogério Di Vicenzi, diretor da Qualidata. Dentro da característica de manter a atualidade daquilo que é relevante, outro setor de grande competição, que foi introduzido na pesquisa, foi o de 'Banda Larga'. Di Vicenzi salienta, também, que não são muitas as empresas neste setor porque é um serviço em que só atuam as operadoras de telefonia, mas a competição é muito intensa.
A pesquisa Marcas de Quem Decide realiza uma aferição simultânea de lembrança e escolha do Brasil. A partir de entrevistas com empresários, executivos e profissionais liberais, são indicadas cinco principais marcas de 100 setores de produtos, serviços e empresas e mais três categorias especiais: Grande Marca Gaúcha, Grande Marca Brasileira e Preservação do Meio Ambiente. Nesta edição, a Qualidata ouviu 529 pessoas nos 47 principais municípios do Rio Grande do Sul. Essa é a maior amostragem já feita pelo projeto. Di Vicenzi explica ainda que pode parecer pouco, mas salienta que a pesquisa não representa a população gaúcha como um todo, mas de um universo que é estimado em 270 mil pessoas.
Os dados da pesquisa já foram encaminhados ao Jornal do Comércio e a divulgação será feita em 1º de março, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael. O caderno com os resultados completos da pesquisa circulará no dia 26 de março. Mais informações estão disponíveis no hotsite www.marcasdequemdecide.com.br, que foi totalmente reformulado pela equipe de marketing para facilitar a navegação e oferecer todas as informações para o mercado. 

Comentários