Marcelo Canellas organiza colóquio sobre Jornalismo em Santa Maria

Evento marca os 20 anos de atuação da ONG TV Oficina de Vídeo Oeste

Marcelo Canellas | Divulgação
Para marcar os 20 anos de atuação da TV Oficina de Vídeo Oeste (OVO) em Santa Maria, a serem celebrados nesta quinta-feira, 12, será realizado o "Colóquio 100/20 - Jornalismo na era da internet". O encontro, que se realizará na quinta-feira, contará com nomes da área para um bate-papo sobre o futuro do setor. Serão duas mesas com mediação do jornalista Marcelo Canellas, repórter especial do Fantástico.
Na programação, a primeira mesa se inicia às 16h com o debate "Novas plataformas, debate público e agendamento na era da internet". Entre os convidados estão Moisés Mendes, ex-colunista de Zero Hora; Francisco Karam, doutor, professor de Jornalismo na UFSC e especialista em ética jornalística; e Lúcio Flávio Pinto, jornalista independente e fundador do Jornal Pessoal.
O segundo debate, com o tema "Novas plataformas, investigação e grande reportagem na era da internet", começa às 19h, com participação de Mauri König, que atuou como repórter da Gazeta do Povo de Curitiba e hoje escreve para Folha de São Paulo; Humberto Trezzi, repórter de Zero Hora; e Andrea Dip, repórter da Agência Pública de Reportagem e Jornalismo Investigativo.
O evento, que acontecerá no Theatro Treze de Maio, a partir das 16h, tem entrada gratuita. Será emitido certificado de participação para quem participar do encontro. O colóquio também será transmitido ao vivo via streaming.
Outra atividade que marca a data comemorativa é a doação do casarão histórico onde funcionam as atividades da ONG. A casa, construída em 1916 na Malha Ferroviária da cidade, é de propriedade do jornalista Marcelo Canellas, natural de Santa Maria, e será entregue oficialmente para a organização não governamental também nesta quinta-feira, às 10h.
Em entrevista ao Coletiva.net, Canellas disse que está muito feliz e realizado com o ato de doação. "É uma casa que eu comprei em 2010 para preservar a história da cidade e estou muito satisfeito com a destinação bacana para um estabelecimento que poderia cair a qualquer momento", falou, e acrescentou que "esse ato salva um casarão que ajudou a formar a identidade da cidade, além de incentivar um projeto bacana como o da TV OVO, que recupera a memória de Santa Maria, que tem tudo a ver com a minha história no audiovisual, que é a proposta da ONG".
Após a doação, a casa será reformada com a ajuda de arquitetos voluntários e oferecerá estúdios de cinema e TV, salas de aula e oficinas, além do Museu da Imagem e Som, uma biblioteca virtual para acesso livre da comunidade e um espaço móvel para exposições e apresentações de peças de teatro.
O Colóquio 100/20 é uma realização da TV OVO, do curso de Jornalismo da Unifra e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM. Ele integra o projeto Narrativas em Movimento, que tem organizado discussões e oficinas sobre audiovisual e conta com apoio da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria.

Comentários