Marcelo Rech assume como presidente da ANJ

Vice-presidente Editorial do Grupo RBS foi eleito em assembleia geral nesta quinta-feira, na sede da entidade

Da esquerda para a direita: o diretor-executivo da ANJ, Ricardo Pedreira; o vice-presidente, Carlos Fernando Lindenberg Neto; o presidente eleito, Marcelo Rech; e os vice-presidentes da entidade, Sylvino de Godoy e Mário Gusmão | Crédito: Edgar Marra
O vice-presidente Editorial do Grupo RBS, Marcelo Rech, foi eleito presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ). Ele foi escolhido nesta quinta-feira, 18, em assembleia geral de associados e reunião do Conselho de Administração na sede da entidade em Brasília. Segundo a RBS, Rech é o quarto executivo do grupo a presidir a associação. Antes dele, estiveram à frente da ANJ o fundador da RBS, Maurício Sirotsky Sobrinho, de 1984 a 1986, o presidente emérito Jayme Sirotsky, em duas ocasiões, em 1988 e de 1992 a 1996, e Nelson Sirotsky, de 2004 a 2008.
Para Rech, a escolha do seu nome é uma honra e reforça a tradição, o vínculo e o compromisso da RBS com a entidade nacional. "Meus antecessores, Maurício, Jayme e Nelson, são fontes de inspiração e ajudaram a forjar a entidade como ela é hoje, uma das principais do mundo, que atua sob um primeiríssimo mandamento: a defesa da liberdade de expressão. No mundo atual, não há escassez de informação. O que há é carência de informação confiável, lastreada em valores éticos, na independência, em técnicas profissionais e na cultura de perseguir a todo o custo a verdade e a pluralidade. E os jornais são grandes fornecedores desse bem escasso", destaca. Rech assume no lugar do diretor-geral da Rede Gazeta, de Vitória (ES), Carlos Fernando Lindenberg Neto, o Café, que presidiu a ANJ por dois mandatos, desde 2012.
A nova diretoria, além de Rech, é composta pelo vice-presidente secretário, Álvaro Augusto Teixeira da Costa (Correio Braziliense (DF)); o vice-presidente financeiro, Jaime Câmara Júnior (O Popular (GO)); e dos vice-presidentes Ana Amélia Cunha Pereira Filizola (Gazeta do Povo (PR)), Carlos Fernando Monteiro Lindenberg Neto (A Gazeta (ES)), Francisco Mesquita Neto (O Estado de S.Paulo (SP)), João Roberto Marinho (O Globo (RJ)), Luciana de Alcântara Dummar (O Povo (CE)), Maria Judith de Brito (Folha de S.Paulo (SP)), Mário Alberto de Paula Gusmão (Jornal NH (RS)), Sylvino de Godoy Neto (Correio Popular (SP)), e Walter de Mattos Junior (Diário Lance! (RJ)). A solenidade de posse para o biênio 2016-2018 ocorrerá em setembro.
Sobre Marcelo Rech - É vice-presidente Editorial do Grupo RBS. Atua na empresa desde 1988. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é presidente do Fórum Mundial de Editores (WEF), ligado à Associação Mundial de Jornais (WAN-Ifra). Cursou o Programa de Desenvolvimento de Executivos da Fundação Dom Cabral e tem cursos de especialização no Media Management Center, vinculado à Kellog, e de estratégia de mídia na Harvard Business School, ambas nos Estados Unidos.

Comentários