Methodus realiza pesquisa para ADI

Estudo vai analisar o hábito de leitura de 13 diários da entidade

A Associação dos Diários do Interior do Rio Grande do Sul (ADI/RS), em parceria com o Instituto Methodus, vai realizar uma pesquisa sobre o hábito de leitura de 13 diários associados à entidade, os serviços da administração municipal das cidades por onde circulam os jornais, expectativa sobre a economia da região, perspectiva de empregos, entre outros. "A pesquisa será muito importante para a qualificação dos jornais. Nossa intenção é identificar quem são nossos concorrentes, pontos fracos e oportunidades de melhorias", explicou a Coletiva.net o presidente da ADI, Kamal Badra. Esta é a primeira vez que a entidade realiza uma análise deste tipo. Segundo Kamal, a intenção é de que a pesquisa seja permanente.
Conforme explicou a Coletiva.net José Carlos Sauer, diretor do Methodus, o projeto faz parte de um conjunto de pesquisas que cada um dos diários associados irá receber durante um ano. Serão entrevistados pessoalmente 300 leitores, na cidade-sede do jornal, e 250 assinantes, via telefone.  "O interessante deste estudo é que cada um destes diários passa a ter uma avaliação individual que vai tratar de temas desde a qualidade do jornal, índice de leitura, ranking dentro do município em relação aos seus concorrentes, além de temas como emprego, economia e qualidade de vida", disse. Nesta sexta-feira, 27, o Instituto apresenta os resultados.
O estudo será realizado por etapas nos diários dos municípios de Cachoeirinha, Gravataí, Viamão, Ivoti, Montenegro, Santa Cruz, Lajeado, Bagé, Livramento, Passo Fundo, Santa Maria, Cachoeira do Sul e Pelotas. Nesta sexta-feira, o Instituto Methodus apresenta os resultados da pesquisa realizada com leitores e assinantes do Diário de Cachoeirinha, Correio de Gravataí, Diário de Viamão, Minuano (Bagé) e A platéia (Santana do Livramento). Será analisada uma média de quatro diários por mês.
Fundado em 1995, o Instituto Methodus iniciou suas atividades atendendo, sobretudo, a partidos políticos e prefeituras. Hoje, realiza consultorias e pesquisas para empresas de diferentes áreas de negócio, além de órgãos governamentais.

Comentários