Mídia precisa ser mais crítica na cobertura sobre Responsabilidade Social

Conferência Internacional do Ethos analisa o noticiário apresentado no País

Com o auditório lotado, o presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos, Oded Grajew, deu boas-vindas aos participantes da Conferência Internacional "Empresas e Responsabilidade Social", em São Paulo, e iniciou os debates sobre o tema Responsabilidade Social na Mídia. O debate também marcou o lançamento da publicação "Empresas e Imprensa: Pauta de responsabilidade  - Uma análise da cobertura jornalística sobre a RSE", editada a partir de uma parceria entre a Rede Ethos de Jornalistas, a Andi (Agência de Notícias dos Direitos da Infância) e a Fundação Avina.


Em sua explanação inicial, Paulo Itacarambi, diretor executivo do Ethos, ressaltou que a cobertura da mídia também é uma ação de responsabilidade social. Para ele, o tema está crescendo, mas requer maior aprofundamento. Em relação à notícia, como produto das empresas de comunicação, ele destaca a necessidade de se trabalhar a informação com responsabilidade social, levando em consideração o impacto que a informação gera na sociedade.


Geraldinho Vieira, diretor de Comunicação da Avina, chamou a atenção para a necessidade de a mídia ser mais crítica, trazer reflexões, abordar o histórico e contextualizar os fatos na cobertura da responsabilidade social empresarial. "Responsabilidade social está no coração da idéia de desenvolvimento sustentável", destacou ele, na  avaliação do que é notícia neste segmento.


Logo em seguida, Veet Vivarta, secretário executivo da Andi, apresentou os principais pontos abordados na publicação distribuída aos participantes da Conferência e que estará disponível na versão em espanhol nos sites das organizações parceiras. O objetivo central do estudo  foi analisar o tratamento dado pela mídia impressa ao tema responsabilidade social empresarial e avaliar quantitativa e qualitativamente os avanços e as principais dificuldades de cobertura desse tema no país. Foram analisados 750 textos publicados entre agosto de 2003 e setembro de 2004, por 54 dos principais jornais do país.Na região Sul foram pesquisados os jornais Zero Hora, Correio do Povo, Diário Catarinense, Gazeta do Povo e Folha de Londrina. (Das enviadas especiais Kátia Ferreira e Magali Barbiani)

Comentários