Ministério Público do RS comemora resultados obtidos nas redes sociais

Apenas no Facebook, instituição contou com crescimento de 98,2% em 2018

Ministério Público do RS aumenta números nas redes sociais - Reprodução

O Ministério Público do Rio Grande do Sul, em 2018, buscando ampliar a comunicação direta com o cidadão, apostou na qualificação de seus espaços nas redes sociais. De acordo com Cristina Oliveira, coordenadora de Comunicação do MP/RS, os resultados alcançados superaram as metas estabelecidas e "provaram que, mesmo sem investir recursos em impulsionamento ou qualquer outro tipo de publicidade, é possível obter significativo alcance no conteúdo postado, apostando em relevância, oportunidade e linguagem adequada".

Entre os resultados mais importantes, Cristina destacou ao Coletiva.net que a página da instituição no Facebook registrou um aumento de 98,2% no ano passado, passando de 24.582 para 48.722 seguidores. Um dos exemplos apontados pela coordenadora para explicar esse crescimento foi a animação criada para uma campanha de incentivo à doação de sangue que, em três meses, foi compartilhada 348 mil vezes, resultando em um alcance de 17 milhões de pessoas.

Cristina aponta que outra ação que funcionou na plataforma de Mark Zuckerberg foi a que trouxe esclarecimentos à população sobre a Boneca Momo, uma espécie de desafio digital, no qual crianças e adolescentes eram coagidos a se machucar. O caso gerou uma grande polêmica nas redes sociais e muita desinformação. Assim, com objetivo de alertar e esclarecer os fatos, o Gabinete de Comunicação do MP/RS postou um vídeo com a promotora de Justiça da Infância, Denise Villela. Além de ser utilizado pelos veículos de imprensa e compartilhado em grupos de Whatsapp, o conteúdo foi visualizado na página do Facebook do MP por 500 mil pessoas.

Dentro da estratégia adotada pela instituição, o auxílio na compreensão e no acesso ao resultado de operações do MP, a equipe de comunicação passou a transmitir todas as coletivas de imprensa de casos de repercussão pelo Facebook, além de produzir e distribuir imagens e áudios para rádios, TVs, jornais e portais de notícias de todo o Estado. Também são criadas pela instituição animações e infográficos explicativos para facilitar o entendimento desses acontecimentos de difícil compreensão.

Além do Facebook, o MP utiliza o Instagram, focando em conteúdo mais pessoal e interativo. No perfil da instituição, são publicados conteúdos de bastidores de sua atuação e ações de relacionamento, como, por exemplo, o Minuto da Adoção. O perfil do MP na rede social registrou aumento orgânico de 280% em 2018, passando de 1.480 para 4.150 seguidores.

Comentários