Modo como emissoras informam temperatura gera polêmica

Divergência entre temperaturas tem relação com microclimas e com instrumentos de medição

Segundo explicou o meteorologista Eugenio Hackbart, diretor-geral da MetSul Meteorologia, em artigo enviado a Coletiva.net, a divergência entre temperaturas anunciadas nos veículos gaúchos - caso da Rádio Gaúcha e da RBS TV - se deve não apenas aos microclimas da cidade, mas também à confiabilidade dos instrumentos de medição. "Há muito tempo, internautas que freqüentam o nosso site questionam as enormes discrepâncias nos valores de temperatura informados pelas emissoras de rádio de Porto Alegre", informou. "No amanhecer desta terça-feira, enquanto a Rádio Gaúcha informava que fazia 19 graus em Porto Alegre , o Aeroporto Salgado Filho registrava 11 graus, uma diferença colossal de oito graus", exemplifica.


O argumento da diferença de microclimas também foi considerado pelo jornalista Antonio Carlos Macedo, da Gaúcha, em mensagem enviada a Coletiva: "É lógico que os equipamentos divergem. Nem poderia ser diferente. Um fica no Morro Santa Teresa, local mais alto, e o outro na avenida Ipiranga". O problema que ocorre na Gaúcha e na RBS é que o público não é informado sobre em que parte da cidade aquela temperatura foi registrada. "Freqüentemente falamos que é nos estúdios da Gaúcha, na esquina da Érico com Ipiranga", diz Macedo, mas ele mesmo admite: "Como o programa dá essa informação de 30 a 40 vezes por edição, seria um saco acrescentar o detalhe a cada anúncio".


Eugenio, cuja empresa é responsável pelo boletins climáticos da Rádio Guaíba, diz que "o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall diariamente informa no seu boletim no programa Bom Dia, perto das sete da manhã, a temperatura em diversos pontos da Grande Porto Alegre e do interior. Assim, o ouvinte é brindado com dados precisos do Aeroporto de Porto Alegre, da sede da MetSul em São Leopoldo , da Base Aérea de Canoas e outras localidades do Estado". Ele explica que a Guaíba oferece a temperatura do aeroporto da Capital porque é sabido que a área central, onde fica a emissora, constitui uma chamada ilha de calor urbano. Quando a temperatura é registrada na sede da Guaíba "os jornalistas informam, como bem salientado no site Coletiva, se tratar da temperatura na Rua Caldas Júnior".


O meteorologista também informa que "os equipamentos utilizados para se registrar as condições do tempo também são de grande importância e determinam distorções". Conforme Eugenio, "no caso da Rádio Gaúcha, por exemplo, é mais que sabido que a temperatura informada pela emissora não parte de uma estação meteorológica e sim de um termômetro que sofre exposição direta ao sol".

Comentários