Moeda digital do Facebook deve ser lançada na próxima semana

Rede social conseguiu adesão de empresas como Visa, Mastercard, PayPal e Uber

A próxima semana pode apresentar uma novidade aos usuários do Facebook: a plataforma de Mark Zuckerberg deve anunciar a sua própria criptomoeda. Para isso, a rede social conseguiu a adesão de mais de uma dúzia de empresas, incluindo Visa, Mastercard, PayPal e Uber, para apoiar a nova moeda digital. Assim, as instituições financeiras e empreendimentos de e-commerce investirão cerca de US$ 10 milhões cada em um consórcio que administrará a o dinheiro criptografado.

De acordo com o Wall Street Journal, o montante arrecadado deverá ser utilizado para financiar a criação da moeda, que será atrelada a uma cesta de divisas emitidas pelo governo para evitar as fortes oscilações que perseguiram outras criptomoedas. No mês passado, ainda, a publicação informou que o Facebook estava recrutando instituições financeiras e gigantes online para ajudar a lançar o sistema de pagamentos baseado em criptografia e estava procurando levantar cerca de US$ 1 bilhão para o esforço chamado de Projeto Libra.

Em andamento há mais de um ano, o projeto secreto da rede social de Zuckerberg gira em torno de uma moeda digital que seus usuários podem enviar uns aos outros e usar para fazer compras tanto no Facebook quanto em outros sites. Conversas com alguns dos parceiros estão em andamento e a eventual associação do grupo pode mudar, acrescentaram as pessoas ligadas ao assunto.

Comments