Mudança no O Sul vem para evitar demissões, diz Pampa

Jornal que encerrou sua publicação impressa hoje não terá cortes na redação, segundo a direção

Reprodução/Jefferson Bernardes/Agência Preview

Paulo Sérgio Pinto | Crédito: Jefferson Bernardes/Agência Preview
Enquanto jornais pelo Brasil anunciam cortes nas redações, a Rede Pampa garante que não demitirá seus jornalistas após as mudanças no O Sul. Na edição de hoje, 8, o jornal anunciou sua migração para o meio digital, encerrando a publicação impressa a partir de amanhã. Segundo o vice-presidente da Pampa, Paulo Sérgio Pinto, a decisão vem para prevenir prejuízos financeiros. Atualmente, 69 jornalistas atuam na redação do O Sul. "Nós optamos por manter os profissionais e mudarmos os meios, pois vivemos um novo momento na comunicação", disse o diretor em entrevista ao Coletiva.net.
Paulo Sérgio afirmou que as vendas do jornal impresso não estavam em queda, mas que os gastos sofreram expressivo crescimento. "Com o dólar superavaliado, enfrentamos um aumento nos preços do papel, tinta, energia e combustível", diz. Ainda segundo o diretor, não haverá uma mudança editorial no O Sul, preservando seções e colunistas. A modernização realizada no portal online foi feita pela própria equipe técnica da empresa. Os demais setores do jornal, como os de distribuição e venda, possuíam serviços terceirizados.
A tiragem diária da publicação era de 60 mil exemplares, com uma média de 141 mil leitores, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos Marplan. Os assinantes que já haviam adiantado valores serão reembolsados. Além do site, os leitores também poderão acessar o jornal de forma gratuita através do aplicativo do O Sul, disponível nas lojas online App Store, Google Play e Windows Phone Store. Nos meios digitais, ainda estará disponível um arquivo público de fotos do jornal, com possibilidade de recuperação de dados até o ano de 2006.
Leia mais:

Sindicato dos Jornalistas lamenta fim de O Sul no impresso


O Sul deixa a versão impressa e fica só no online


Comentários