Mudanças em perfis de jornalistas no Wikipédia serão investigadas

Tambor da Aldeia informa sobre alterações feitas a partir da rede de internet do Palácio do Planalto

A Presidência da República determinou a investigação de alterações no Wikipédia em perfis de jornalistas, feitas a partir da rede de internet do Palácio do Planalto. A informação é destaque na edição do Tambor da Aldeia, boletim semanal da Associação Riograndense de Imprensa (ARI). As modificações na enciclopédia colaborativa criticavam o trabalho de Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg, profissionais que atuam em veículos das Organizações Globo. Em três anos e meio, a rede do Palácio do Planalto realizou cerca de 170 alterações na Wikipédia.
O informativo da ARI também detalha a decisão judicial que liberou o jornal O Estado de São Paulo da obrigação de divulgar sentença desfavorável; a morte de profissionais de imprensa no Iraque e na Rússia, e as ameaças recebidas por 15 jornalistas atuantes nas Ilhas Maldivas.
Com pesquisa e edição de Vilson Antonio Romero, o Tambor da Aldeia apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. Com o mesmo fim, a ARI veicula aos sábados, pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre, o programa Conversa de Jornalista. Para denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão, a entidade disponibiliza o correio eletrônico [email protected]

Comentários