Mutirão avalia avanços nas tecnologias de informação

Nova agenda passa por um jornalismo de integração, que valorize as práticas de cidadania

Um dos pontos altos da cerimônia de abertura do Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe, que acontece de 3 a 7 de fevereiro em Porto Alegre (Brasil), foi o talk-show que abriu a programação acadêmica do evento.
Conforme publicado por Ana Cristina Suzina, do Muticom.org, o objetivo era introduzir os grandes eixos temáticos do evento. O encontro foi conduzido pelo jornalista argentino Washington Uranga, ao lado de Lauro Quadros, da Rádio Gaúcha.
O debate trouxe à tona questões relacionadas aos avanços das tecnologias de informação e comunicação. Para Carlos Augusto dos Santos, ministro de Comunicação do Paraguai, além de garantir acesso amplo à informação, é fundamental que se fortaleça a capacidade de processar os conteúdos. Beto Almeida, membro da diretoria da Telesur, presidente da TV Cidade Livre de Brasília e jornalista da TV Senado, defendeu que a nova agenda comunicacional passa por um jornalismo de integração, que valorize as práticas de cidadania e transformação social.
Também participaram do encontro Ismael González, ex-vice-ministro de Cultura de Cuba e atual coordenador da Alianza Bolivariana para los Pueblos de Nuestra América, Fernando Checa Montúfar, diretor do Centro de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina (Ciespal), e Beto Almeida.
Durante todo o dia de hoje foram realizados os primeiros seminários do Multirão de Comunicação.  Entre os assuntos abordados estavam os novos processos de comunicação nos diferentes atores sociais, a consciência ambiental, e os novos cenários políticos e comunicacionais.
Clique aqui para conferir a programação desta sexta-feira, 5.
Leia também em Coletiva.net
Mutirão de Comunicação inicia-se nesta quarta-feira
Porto Alegre sedia Mutirão de Comunicação

Comentários