New York Times oferece curso de jornalismo de codificação

Veículo disponibiliza aulas de forma gratuita na web

Curso já formou mais de 60 profissionais da área - Reprodução

O New York Times promove tradicionalmente um curso de codificação para sua equipe de jornalismo. Entretanto, nesta edição o veículo decidiu inovar e, em benefício da comunidade profissional, disponibilizou todo o curso de forma gratuita na rede. A ideia é possibilitar que qualquer pessoa possa aprender o básico sobre a profissão e, dessa forma, coopere na construção de um mundo melhor. Voltado a habilidades básicas de planilhas, este curso já formou mais de 60 profissionais, numa metodologia que engloba duas horas diárias de aulas durante três semanas. Dentre os temas debatidos em classe estão Google Docs e Sheets, questões éticas referentes ao jornalismo de dados e atalhos para a construção e análise de tabelas e planilhas.

A novidade foi anunciada em matéria especial do próprio veículo na plataforma Medium, onde a editora de narrativas digitais Lindsey Rogers Cook explicou sobre o porquê de o jornal ter decidido desenvolver o curso e permitir o acesso geral. "Nós queríamos ajudar nossos repórteres a entender melhor os números que eles conseguem com fontes e o governo, e passá-los às ferramentas necessárias para analisar os mesmos. Afora isso, queríamos oferecer a eles o apoio necessário para incorporar os dados à correria diária das reportagens, indo além dos grandes e ambiciosos projetos".

Lindsey citou também que a ideia veio da certeza de que a necessidade de compreender e escrever código não era apenas dos colaboradores do Times, e sim de um interesse geral. "Mesmo em redações menores, há benefícios no longo prazo em ter tempo de ensinar alguém habilidades com dados. Por isso, decidimos compartilhar nossos materiais na esperança de que professores, estudantes e jornalistas em outras publicações achem utilidade para isso", comentou.

Os materiais referentes ao curso podem ser acessados por meio deste link.

Comments