O que vem por aí

Google anuncia recurso que verifica se notícia é verdadeira ou falsa


Com a ferramenta Fact Check, o Google passará a sinalizar notícias com informações factuais corretas, com o objetivo de que os leitores que naveguem pelo Google Notícias possam separar informação de qualidade de boatos e notícias falsas.
Por meio de uma tag, os criadores de conteúdo poderão aplicar às informações que liberam na Internet. Conforme a empresa, será feito o monitoramento do uso do recurso para garantir que fontes falsas de informação não utilizem o "fact check" para enganar o público. Até o momento, somente usuários dos Estados Unidos e do Reino Unido podem ver a sinalização sobre os fatos de cada notícia, que pode ser encontrado na lista de categorias disponíveis no Google News. Não há previsão para a novidade chegar no Brasil.
Para que um site possa assinar suas notícias com o recurso, é preciso que a publicação siga alguns critérios determinados que estão disponíveis nas páginas de suporte do Google. As fontes de notícias também poderão ter direito ao uso do "fact check" se atender aos mesmos critérios e forem autorizadas pelo Google.
O objetivo do site de busca é combater a disseminação de notícias falsas e boatos na internet por meio do uso de ferramentas de checagem de informações, como www.schema.org.

Comentários