Objetivo de ZH para 2011 "é mergulhar ainda mais no online"

Destaque de 2010, segundo o editor Ricardo Stefanelli, foi a cobertura das eleições

O ano de 2010 ficará marcado como aquele em que Zero Hora realizou a melhor cobertura política de sua história, segundo a avaliação do diretor de Redação, Ricardo Stefanelli. Em entrevista a Coletiva.net, ele ressaltou que "a equipe conseguiu tornar atraente um assunto que não tem muita novidade". Entre os destaques apontados por Stefanelli se incluem as séries de reportagens especiais produzidas para as eleições, assinadas pelos jornalistas Fernanda Zaffari, Rodrigo Lopes e Jeferson Bottega.
O jornalista também destacou a cobertura da Copa do Mundo da África, em que estiveram envolvidos 22 profissionais do Grupo RBS, assim como a série Os Infiltrados, que virou livro, e o lançamento do caderno Nosso Mundo Sustentável. Além disso, citou as coberturas especiais, como a vinda do ex-beatle Paul McCartney a Porto Alegre, e as internacionais, como os terremotos do Chile e Haiti, as eleições na Venezuela, o resgate dos mineiros chilenos, o confronto entre policiais e traficantes no Rio de Janeiro e a morte do ex-presidente da Argentina, Nestor Kirchner.
Outro destaque lembrado por Stefanelli foi o Segundo Caderno, que passou por reformulações gráficas, além do ingresso de novos colunistas como Fabrício Carpinejar e Cláudia Tajes. Em 2010, também foi dado início ao projeto Café ZH, em que a redação do jornal recebeu leitores e fontes em diferentes bairros da Capital. Além disso, teve início o sistema de assinaturas online do jornal, com cerca de mil assinantes, enquanto a versão impressa manteve sua média de 186 mil associados. Outra novidade foi a criação de uma sucursal multimídia na Serra, com coordenação de Vanessa Franzosi.
Para 2011, o objetivo do jornal é "mergulhar ainda mais na área online. Sem nos descuidarmos da impressa", ressaltou Stefanelli. Será ampliada a prestação de serviços dos sites, com informações, por exemplo, sobre o que está acontecendo no aeroporto, para que o público possa acessar notícias sobre seus voos, além de serviço 3G para quem está indo para o Litoral.
No próximo ano, também está prevista a implantação de novos cadernos e reformas nos já existentes. Já no primeiro sábado do ano, estreia a série 'Beleza Interior', com o colunista Fabrício Carpinejar. "A ideia deste especial é apresentar aos leitores as atrações e curiosidades das cidades do interior do Estado", explicou Stefanelli. Outras séries previstas são sobre futebol e menores infratores, esta última com produção de Adriana Irian.

Comentários