Orkut é o principal alvo do Detran

Detran lidera combate a condutas ilegais e de violência no trânsito propagadas pela internet

O Detran/RS entrou em ação e está defendendo a adoção de providências para apuração de responsabilidade penal dos integrantes das comunidades virtuais e dos chats que disseminam o descumprimento das normas de trânsito previstas por lei. Documento e manifestação formal foram remetidos às autoridades, acompanhados de provas das infrações e crimes de trânsito, além da explícita incitação delituosa.





A preocupação do departamento de trânsito do Rio Grande do Sul recai, principalmente, sobre as comunidades Orkut, freqüentadas por mais de 100 mil pessoas. A maioria são adolescentes sem habilitação ou jovens com pouca prática ao volante, que foram identificados como responsáveis pela disseminação de conversas sobre rachas e pegas de carros. O tema incita o descumprimento das normas de segurança previstas na Lei Federal 9.503, de 23 de setembro de 1997, e configura, em tese, a infringência do Código Penal Brasileiro. A base para a investigação seria a atuação prejudicial, em especial no campo educativo, na formação de usuários do sistema de trânsito seguro, cujo objetivo primordial é a preservação da vida e a integridade física das pessoas.





Estudos recentes mostram que o progressivo aumento de interesse nos jovens pelo universo virtual faz com que a mídia ocupe o lugar como formador da base cultural e da educação. Os especialistas em comportamento afirmam que a interação dos jovens ocorre muito mais nos meios eletrônicos, espaço de ninguém e de todos, no qual os pais perderam a capacidade de controlar seus filhos.


Comentários