Oscips são tema de palestra

Debate teve a participação do vice-presidente da Gerdau, Ruy Lopes

A "Modernização da Gestão Pública: Oscips, OSs e a contratualização de serviços" foi tema de palestra na tarde desta quarta-feira, 13, na Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades. O vice-presidente do Grupo Gerdau, Ruy Lopes, participou do debate representando a opinião da iniciativa privada. "A primeira coisa que buscamos nas empresas públicas é o mesmo que buscamos na privada: a abertura, a transparência", disse. A sala 602 do prédio 40 da PUC, onde foi realizado o debate, estava lotada. Mais de 100 pessoas estavam presentes. 


De acordo com a visão que tem da iniciativa privada, Ruy argumenta que o setor público precisa buscar uma prestação de contas à população, esclarecer o que é feito com os recursos, onde foram aplicados e, principalmente, se está havendo um retorno destes investimentos. "É preciso buscar a modernização do serviço público para que se possa obter o retorno esperado das nossas contribuições", defende. 


Em entrevista à Coletiva.net, Ruy opinou sobre a transformação da TVE e FM Cultura em uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). "Eu acho que tudo que pode levar a uma melhora da administração pública, no mínimo, tem que ser estudado", acredita. O executivo pensa que é preciso procurar alternativas para que os recursos escassos da administração pública sejam bem utilizados em benefício da sociedade. 


Porém, Ruy sustenta que governo deve aplicar recursos básicos na saúde, educação e segurança, áreas que devem continuar sob responsabilidade do setor público, não podendo ser terceirizados.

Comentários