Ouvir a história das pessoas é o que faz o insight interessante, diz Januza Lemos

Planejadora e pesquisadora apresentou suas metodologias durante a Semana ARP

IMG_0941A capacidade de ouvir e de dialogar foi destaque na quarta palestra desta terça-feira, 6, na Semana ARP - Especial 60 anos. Ao falar para um público de cerca de 80 pessoas, a planejadora e pesquisadora Januza Lemos apresentou aspectos importantes para o trabalho na área e as metodologias utilizadas por ela. Pautada pelo tema central do evento, ressaltou os pontos que acredita que nunca irão mudar no que se refere a planejamento: conhecimento, cocriação, criatividade e curiosidade - neste último caso, especialmente por pessoas. "Tem que gostar de gente", enfatizou.
O diálogo, segundo Januza, é essencial para nesse processo de traçar perfis que irão orientar a estratégia das marcas. "Ouvir a história das pessoas é o que realmente faz um insight interessante para a maioria das marcas", afirmou. A planejadora ainda frisou a importância de trocar experiências, o que está na essência do diálogo. Em seguida, passou a apresentar as metodologias, a começar pela que chamou de "ouvir o contexto", que consiste em acompanhar nos lugares onde consome e onde busca inspiração.
A técnica de extrair informações através de redes de conexões, chamou de "ouvir através da rede". Um exemplo de uso está na construção de perfil jovem, onde é necessário entender o que faz parte do universo desse target. "São as indicações de um entrevistado que formam a rede. Com esse fio condutor, a gente vai descobrindo", comentou, ao lembrar que um desafio neste caso é fazer o cliente confiar na metodologia, mas que o resultado é sempre muito rico.
"Ouvir o eu e o nós", "ouvir criando" e "ouvir colaborando" foram as demais metodologias que apresentou. Com questionamentos da plateia distribuídos ao longo da apresentação - atendendo a pedido de Januza, a palestra foi, até então, a mais interativa do dia e também a de maior público. "A capacidade de estar conectado com os insights, o diálogo com o consumidor, isso não muda", finalizou.
A programação segue logo mais, com a palestra "Cidades Conectadas, Cidades Inteligentes, Cidades lúdicas", de Fátima Rendeiro, da NBS e do Grupo de Mídia do Rio de Janeiro. Com apoio do Grupo RBS, Coletiva.net acompanha todas as atividades da Semana ARP - Especial 60 anos.

Comentários