Painel RBS debate ações contra tragédias como a de Santa Maria

Iniciativa editorial multimídia reuniu autoridades políticas, representantes de entidades e familiares de vítimas

Ação editorial multimídia do Grupo RBS, o Painel RBS discutiu medidas para evitar tragédias como a da boate Kiss, em Santa Maria. Realizada nesta sexta-feira, 1º de março, a iniciativa debateu o tema 'Depois da tragédia de Santa Maria - O que mudou e o que deve mudar' com autoridades políticas, representantes de entidades e familiares de vítimas. Com a mediação de Tulio Milman, os jornalistas Rosane Marchetti, da RBS TV, e Nilson Vargas, de Zero Hora, fizeram perguntas aos entrevistados. O programa foi transmitido ao vivo pela Tvcom, Rádio Gaúcha, G1 RS e zerohora.com.
No estúdio em Porto Alegre, participaram no primeiro bloco o secretário de Segurança Pública do Estado, Airton Michels, e o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer. Direto de Brasília, estavam a jornalista Carolina Bahia e o ministro da saúde, Alexandre Padilha. As lições aprendidas com a tragédia e o que deve mudar a partir de agora foram as questões que nortearam o primeiro bloco. Schirmer defendeu a criação uma legislação única que regule a liberação de alvarás e a fiscalização de espaços públicos. Michels destacou a ineficácia da fiscalização, apesar da existência de diversos órgãos responsáveis pela atividade.
No segundo bloco, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RS), Luiz Capoani, ressaltou a necessidade de dar mais importância ao plano de prevenção contra incêndio.  As lacunas no regramento legal foram citadas pelo subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais do Ministério Público, Marcelo Dornelles. Consultor legislativo de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, Fernando Carlos Wanderley Rocha argumentou que uma legislação nacional sobre o tema "seria desejável, mas não é estritamente necessário. As leis do Rio Grande do Sul e de Santa Maria mandam seguir as normas da ABNT. O engenheiro que fornece o estudo produz um projeto que deve segui-las."
O encerramento do programa contou com a participação de parentes de vítimas de tragédias que hoje presidem associações e do professor e especialista em Antropologia Ruben George Oliven, da Ufrgs. Pai de Jennefer Mendes Ferreira, morta no incêndio da Kiss, o presidente da recém-criada Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes de Santa Maria, Adherbal Alves Ferreira, desabafou: "Todos falam que a responsabilidade é também dos pais. É claro que sim, mas nós acreditamos no poder público, no poder de fiscalização. Quando eu deixei três meninas lá, acreditava que tinha segurança".
O Painel RBS ainda poderá ser conferido em reprise logo mais à noite, às 21h45, na Tvcom. 
Imagem

Comentários