Paixão é o negócio da indústria automobilística

"Carro é o produto, mas o que o cliente compra são sonhos, alegrias e diversões", disse Gustavo Colossi, da GM

'Os desafios na nova indústria automobilística brasileira' foi o tema da palestra de Gustavo Colossi, diretor de Marketing da General Motors. O diretor perguntou à plateia sobre o que a Chevrolet vende. "Carro é o produto, mas o que o cliente compra são sonhos, alegrias e diversões", disse, completando em seguida que, "porém, ainda temos custos e muitas vezes problemas, como o tráfego e falta de estacionamento". Para ele, o negócio da indústria automobilística é paixão. "Esta indústria é que movimenta a paixão", informou.
Segundo Colossi, a indústria automobilística mudou e o mundo está mais globalizado. O maior mercado automobilístico é a China, com 14,8 milhões de carros vendidos até outubro de 2010; em segundo vem os Estados Unidos, com 9,7 milhões; em terceiro o Japão, com 4,3 milhões; e o Brasil, em quarto lugar, com 2,8 milhões. De acordo com Colossi, em cinco anos o Brasil deverá ser o terceiro maior mercado. "O Brasil está melhorando cada vez mais sua economia, e está mais informado. A classe média está crescendo, com uma renda de R$ 2.000 a R$ 4.000. Entre 2008 e 2014, 3,8 milhões de famílias comprarão carros", informou.
"O prêmio é grande, os interessados também', disse, explicando que hoje o Brasil tem 70% das vendas focados em quatro grandes montadoras. Como ganhar a preferência dos clientes, com sua marca?, indagou, dizendo que a  força de uma marca faz a diferença.  "A consistência e a disciplina são importantes para se construir uma marca, mas como a marca é percebida na cabeça do consumidor é que vai mostrar o sucesso desta marca".
Para ele, é preciso definir o negócio para se ter sucesso, porque o sucesso é a fidelização do cliente. De acordo com Colossi, existem três estratégias para se posicionar num negócio: Excelência operacional (baixo custo), Liderar por atributos (inovação e performance) e Liderar por foco no cliente. Já os pilares de sucesso comercial são: Produtos, sucesso hoje; Clientes, sucesso amanhã; e Marca, sucesso sempre.
Marketing, para Colossi, nada mais é que o diferencial. "Quem manda é o cliente, e como teremos muitos clientes nos próximos anos, precisaremos de profissionais de marketing preparados para bem servi-los".
Imagem

Comentários