Papel da imprensa na democracia pautará Congresso dos Jornalistas

Edição estadual do evento está marcada para 7 e 8 de março, na Câmara de Vereadores da Capital

Com o tema 'O jornalismo, o jornalista e a democracia', o 36º Congresso Estadual de Jornalistas debaterá a contribuição de profissionais e veículos de imprensa para a constituição do estado democrático de direito. As atividades ocorrerão entre 7 e 8 de março, no auditório Ana Terra, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Após cerimônia de abertura marcada para as 19h, o jornalista Mário Magalhães, autor do livro 'Marighella - O guerrilheiro que incendiou o mundo', dará início às reflexões, com a palestra 'O papel do jornalista na construção de uma imprensa plural'.
Para o sábado, estão previstos dois painéis. O primeiro, pela manhã, será alusivo à data, 8 de março, que marca o Dia Internacional da Mulher. Com base na temática 'Gênero e responsabilidade social da imprensa', a atividade será mediada por Vera Daisy Barcellos, 2ª vice-presidente do SindJors, e terá como debatedoras Telia Negrão, da organização Coletivo Feminino Plural, e Mari Martinez, militante da Marcha Mundial das Mulheres de Porto Alegre. O segundo painel do dia, 'Liberdade de expressão versus Censura', abordará os 50 anos do golpe militar. Jorge Correa, diretor do sindicato, mediará o debate com os jornalistas Rafael Guimaraens, integrante da unidade regional da Comissão da Verdade dos Jornalistas, e Sérgio Bueno, correspondente do jornal Valor Econômico.
Encerrará o evento a plenária para a eleição de delegados que representarão o Estado na edição nacional do congresso, programada para 2 e 6 de abril, em Alagoas. Estudantes e jornalistas sindicalizados, em dia com suas mensalidades, estão isentos de pagamento na realização das inscrições. Aos demais, o investimento é de R$ 20. Esclarecimentos sobre o congresso podem ser obtidos junto ao sindicato pelo telefone (51) 3226.0664 ou pelo email [email protected].
Imagem

Comentários