Para diretor do Twitter, vídeo é o futuro de todas as plataformas

Jonas Oliveira apresentou o primeiro painel da tarde do Encontro de Jornalismo

Para dar início à programação do turno da tarde do Encontro de Jornalismo em Redes, o diretor de Parcerias de Jornalismo e Política do Twitter Brasil, Jonas Oliveira, apresentou um painel sobre o papel das redes sociais nas diferentes práticas de jornalismo contemporâneo. Para ele, independentemente da plataforma, vídeo é o futuro da comunicação.
Segundo Jonas, os vídeos incrementam a comunicação de forma positiva, tanto que foram criadas ferramentas especializadas, como o Vine, do Twitter. De acordo com o diretor, o grande diferencial da rede social é ser uma ferramenta de interação em tempo real. "Ele é o eletrocardiograma do mundo. Serve muito bem como segunda tela, uma conexão ao vivo com o que está acontecendo", salientou.
Jonas também explicou as demais características da plataforma, como os 140 caracteres de post e o fato de ser um espaço privilegiado para conversas. "É uma forma de comunicação instantânea e que permite uma interação entre os usuários", declarou. Números nacionais e mundiais foram apresentados para mostrar o engajamento do público com a plataforma. Conforme os dados trazidos pelo diretor, 320 milhões de pessoas em todo o mundo utilizam o Twitter, sendo 80% dos acessos pelo celular. Na América Latina, esse número ultrapassa os 150 milhões de indivíduos conectados, enquanto no Brasil, são mais de 50 milhões.
Ele adiantou que a empresa está investindo na transmissão ao vivo e que, inclusive, já tem um acordo com a NFL - liga de futebol americano - para transmitir a experiência de 10 partidas pela plataforma. "Já tivemos uma versão beta em Wimbledom e nas convenções das eleições dos Estados Unidos", informou.
Com interação do público, Jonas respondeu a perguntas como qual a utilidade da plataforma para jornalistas. "Não tem como esse tipo de profissional não usar o Twitter", declarou, pois, para ele, essa é uma das melhores formas de se informar, de produzir conteúdo, e de engajar a audiência. Aproximar-se de pessoas que se quer conhecer, compartilhar experiências, ficar por dentro das informações e conversar sobre TV estão entre as principais razões pelas quais as pessoas utilizam a rede social.
Ao final, mostrou o engajamento dos usuários na ação que o Twitter fez com o programa de TV Master Chef Brasil e com a operadora TIM. Em um vídeo, Jonas mostrou como tanto o público quanto as organizações fizeram uso da rede social para participar e promover a atração.
O Coletiva.net segue com a cobertura online do Encontro de Jornalismo em Rede, que acontece nesta quinta-feira, na Feevale. Uma palestra sobre meios de produção e circulação de cultura através dos meios digitais irá finalizar a programação do evento.

Comentários