Para Fernando Albrecht, receber homenagem é uma honra

Jornalista ganhou Título de Cidadão de Porto Alegre nesta terça-feira

Fernando Albrecht | Crédito: Jornal do Comércio
O jornalista Fernando Albrecht recebeu o Título de Cidadão de Porto Alegre nesta terça-feira, 22, no Plenário Otávio Rocha, da Câmara de Vereadores da Capital. Em entrevista ao Coletiva.net, o profissional afirmou que não encara a homenagem como um impulsionador de carreira, mas como uma honra. "Estou surpreso pela repercussão. Não estou dando conta de responder tantos e-mails, ligações e mensagens no WhatsApp", contou.
Proposta pelo vereador Bernardino Vendruscolo, a distinção só foi aceita por Albrecht com duas condições. "A primeira é que todos os representantes da casa fossem a favor do reconhecimento e a outra, que ele não se candidatasse à reeleição", explicou ao portal. Avesso às inscrições em prêmios, o profissional confessou que nunca se inscreveu em eventos deste gênero, e observou que todos que ganhou foram inerentes a sua vontade.
O jornalista também esclareceu ao vereador que não deixaria de criticar e escrever a respeito dele. Durante a entrega da homenagem, Vendruscolo destacou a conduta do profissional em manter as críticas independente da ocasião, e ressaltou sua representatividade à "velha guarda" do Jornalismo.
Na cerimônia, que compareceu ao lado da esposa e dos dois filhos, Albrecht discursou, fazendo suspense, centrado na Capital. "Conheci minha namorada aos seis anos. Na adolescência, tivemos vários encontros. Na juventude, fiquei várias vezes com ela. Hoje, finalmente, eu e Porto Alegre deixamos de namorar e nos casamos", recordou, de forma poética, parte de sua fala na Câmara.
Natural de São Vendelino, Fernando Albrecht se formou em Jornalismo pela UFRGS. Em seu currículo somam passagens pela Folha da Manhã, da extinta empresa Caldas Júnior, pelos Grupos Bandeirantes e RBS. Atualmente, é responsável pela página 3 do Jornal do Comércio e pelo blog que recebe seu nome, que pode ser acessado neste link.

Comentários