Participação do público surpreende organizadores do ENAA

Primeira edição do evento ocorreu nesta quarta-feira, no BarraShoppingSul

Em sua primeira edição, o Encontro Nacional de Anunciantes e Agências (ENAA), realizado na tarde desta quarta-feira, 12, no BarraShoppingSul, surpreendeu os organizadores. As entidades promotoras do evento - Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), Federação Nacional de Agências de Propaganda (Fenapro) e Sindicato das Agências de Propaganda do Estado (Sinapro-RS) - contavam com a aceitação do público, mas ainda assim a presença massiva de profissionais de agências e anunciantes foi maior do que a esperada. O fato foi compartilhado com os participantes ao microfone, pelo presidente do Sinapro-RS, Delmar Gentil.
O ENAA começou com um público de cerca de 800 pessoas, mais fila de espera para inscrições de última hora, o que provocou atraso de mais de 40 minutos na abertura do evento. Os primeiros dois painéis, conduzidos pela diretora da Effective Brands New York, Marie Chan, e pelo gerente de novas tecnologias da IBM Brasil, Cezar Taurion, foram acompanhados de pé por um grupo de aproximadamente 50 pessoas, pela falta de assentos. Após o intervalo para coffee break, o público foi reduzido, restando, pelo menos, 150 lugares na plateia.
Por tratar de tendências para a área, os conteúdos das palestras foram, em geral, baseados em pesquisas e levantamento de dados, e não só foram absorvidos e discutidos entre os participantes, como também contestados. Cesar Paim, presidente da Paim e um dos debatedores do evento, aqueceu as discussões, dizendo acreditar que o estudo apresentado por Sebastian Soares, sócio da KPMG Brasil, sobre o consumo de mídia online e off-line, representaria apenas parcialmente o que ocorre no cenário brasileiro. Sebastian brincou com as críticas, afirmando que a KPMG já pode aprontar sua participação para o próximo ENAA.
Ao fim do evento, os comentários entre os participantes seguiam abordando os assuntos discutidos no encontro, indicando que o 1º ENAA cumpriu a proposta de provocar a reflexão sobre os rumos da comunicação entre agências a anunciantes.
Leia também em Coletiva.net:
Encerramento do ENAA destaca guia para seleção de agências
Mídia tradicional não está com dias contados, diz sócio da KPMG
Executivo da IBM aborda impacto da tecnologia na vida das pessoas
Elementos para sucesso no marketing pautam palestra
ENAA abre com homenagem a Lairson Kunzler
Imagem

Comentários