Pelotas recebe lideranças da Comunicação na América Latina

Entre os participantes, estará o pesquisador paraguaio Juan Diaz Bordenave

Entre os dias 12 e 14 de novembro, os mais importantes pesquisadores da Comunicação Social dos países da América Latina estarão reunidos na Universidade Católica de Pelotas para a realização do 13º Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional (Regiocom). O evento é promovido pela Cátedra Unesco e Metodista de Comunicação.


Entre os participantes, estarão o pesquisador paraguaio Juan Diaz Bordenave, o presidente do Centro Internacional de Comunicação e Semiótica (Ciseco), Antônio Fausto Neto, e o mentor do grupo, Eliseo Verón, além do presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), Antonio Hohlfeldt, também integrante da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, e o presidente da Associação Latino Americana de Investigadores da Comunicação (Alaic), Erick Torrico Villanueva.


De acordo com o coordenador local do Regiocom, professor Antônio Heberlê, esses nomes podem ser considerados as maiores lideranças comunicacionais latinas. "A UCPel vai se transformar em um fórum privilegiado da comunicação do Mercosul. Os alunos terão a oportunidade de dialogar com pesquisadores de renome, como é o caso do Bordenave, o primeiro a introduzir a pesquisa sobre o papel da comunicação no desenvolvimento", destacou. Durante o encontro, ainda ocorre a realização de Grupos Temáticos, que acolhe trabalhos de graduados em cursos de nível superior, estudantes de cursos de pós-graduação ou pós-graduados, mestres e doutores. Também podem participar dos GTs estudantes dos cursos de graduação do campo de Comunicação Social ou de áreas afins como Ciências Humanas, Letras e Turismo.


O prazo para envio dos trabalhos para participação nos GTs foi prorrogado até 31 de outubro. Já as inscrições para o evento serão realizadas até o preenchimento das vagas disponíveis. Envio de trabalhos, inscrições e mais informações via antares.ucpel.tche.br/regiocom.


O Regiocom, realizado anualmente, pela primeira vez será sediado em uma instituição de ensino superior da região Sul. A temática abordada será ?Comunicação e Desenvolvimento Local e Regional: as experiências dos países do Mercosul?. O objetivo é focar a realidade comunicacional dos países que compõem o bloco do Cone Sul para compreender seus modelos e estimular estudos sobre políticas e estratégias de comunicação que fortaleçam as identidades culturais locais.

Comentários