Penso Editora lança livro sobre a Teoria do Gatekeeping

Obra analisa o tratamento dado pela mídia às invasões dos Estados Unidos no Iraque

A Penso Editora, empresa gaúcha que integra o Grupo A, acaba de lançar a obra Teoria do Gatekeeping - Seleção e construção da notícia. No livro, os autores Pamela J. Shoemaker e Tim P. Vos analisaram, entre outros assuntos, casos como a repercussão da mídia sobre as constantes invasões dos Estados Unidos no Iraque. A dupla também avaliou o que determina não apenas qual informação será selecionada para ser levada a público, mas também qual o conteúdo e a natureza que essas mensagens irão ter. Pamela e Vos fizeram uso da história recente para demonstrar quais os interesses que entram em jogo no mundo dos chamados "formadores de opinião".
O termo em inglês Gatekeeping vem da conjunção das palavras gate (portão) e keep (guardar), define o processo de seleção e transformação de vários pequenos pedaços de informação na quantidade limitada de mensagens que chegam às pessoas diariamente. A obra apresenta os diferentes níveis de seleção, ou Gates: individual do jornalista, rotinas produtivas, organizacional, institucional e do sistema social.
O livro integra o kit de obras que serão entregues pelo portal Coletiva.net e a Penso Editores ao autor da melhor frase para a questão: Qual é a função do jornalista no mundo 2.0?. Para participar é preciso seguir os endereços @Coletivanet e @PensoEditora, criar uma reposta com no máximo 140 caracteres e enviar, via Twitter, até a meia-noite de 27 de janeiro. As mensagens devem remeter para @Coletivanet e @PensoEditora e incluir a hashtag  #DiaJ.
Imagem

Comentários