Pesquisa estuda o marketing de influência no Rio Grande do Sul

Produzido pela RSbloggers, estudo foi apresentado no evento 'Influenciadores Digitais Meet UP'

RS Bloggers pesquisa influenciadores gaúchos - Divulgação

Em pesquisa realizada pela RSbloggers, foi estudado o atual panorama do mercado de influenciadores no cenário regional. Chamado de 'Influência RS', o levantamento foi apresentado durante o evento 'Influenciadores Digitais Meet UP'. Na oportunidade, foram escutados quase 100 gaúchos, que criam conteúdos, para assim entender os desafios e barreiras do cenário riograndense, o nível de formalização e qualificação dos mesmos, e também a relação deles com as marcas.

Dentre os pontos apresentados pelo estudo, destacam-se a fidelização das marcas com os influenciadores, pois as primeiras buscam realizar diversas ações com os mesmos influenciadores, de forma repetitiva; ficou claro que os próprios 'influencers' estão criando seus projetos e buscando formas de monetizar seus conteúdos.

Contudo, a pesquisa chama a atenção à não formalização destes acordos, pois, na maioria das vezes, não são firmados contratos entre as partes, bem como não são feitos registros das atividades, colaborando assim para o baixo profissionalismo da área. Outro tópico importante é o que mostra como é feita a seleção destes influenciadores por partes dos responsáveis pelas marcas. Muitas delas escolhem a 'vitrine' em razão dos números de audiência do influenciador.

Na opinião destes, a falta de profissionalismo de alguns membros de suas áreas, objetivos de ações mal definidas pelas marcas e a baixa remuneração (56,1% dos influenciadores dizem fechar uma campanha, como um post no Instagram, na faixa de R$ 100 a R$ 300) são alguns dos pontos citados por eles para o enfraquecimento deste mercado no cenário regional.

A pesquisa pode ser conferida na íntegra por meio deste link: http://rsbloggers.com/influenciars2019/.

Comentários