Pesquisa investiga perspectivas de crescimento para o Estado

Instituto Methodus ouve governadores, deputados e população

Ouvir a população do Estado e suas autoridades para saber quais são as perspectivas de crescimento social e econômico do Rio Grande do Sul. Esse é o objetivo da pesquisa encabeçada pelo Instituto Methodus, que ouviu dois ex-governadores, Yeda Crusius e Germano Rigotto; o atual chefe de Estado, Tarso Genro; basicamente todos os deputados estaduais - faltaram apenas dois deles; e mais 1.500 pessoas. O resultado das entrevistas, que estão sendo analisadas, dará embasamento para um evento promovido pelo Methodus, no qual será apresentada uma análise dos dados coletados.
Conforme explicou ao Coletiva.net a diretora de projetos do instituto, Margrid Sauer, a pesquisa foi realizada em três etapas. O primeiro passo foi ouvir Yeda, Rigotto e Tarso, com a técnica de entrevista de profundidade, na qual o trio respondeu exatamente às mesmas questões. Em seguida, com base nas afirmações deles, foram elaboradas cerca de 50 perguntas, destinadas aos deputados estaduais e, por último, à sociedade. "Queremos apresentar uma análise sob diferentes aspectos sociais e econômicos. A ideia é questionar se o Estado deve continuar como está ou, caso precise mudar, o que é necessário ser feito", disse Margrid.
O evento do Methodus deverá ser realizado até julho deste ano e terá como público alvo representantes da imprensa e autoridades políticas. O objetivo do encontro é apresentar os dados, durante um Painel Político, como a organização tem chamado o projeto.

Comentários