Portal de notícias é lançado pela Unisinos

"Beta Redação" proporciona prática jornalística dentro da universidade

Neste semestre, o curso de graduação em Jornalismo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) lançou um projeto editorial multimídia para os alunos que estão cursando o último semestre da faculdade. O portal de notícias ganhou o nome de "Beta Redação" devido ao caráter experimental e constantes ajustes, construídos com a participação dos alunos. No novo projeto editorial, que está no ar desde 8 de setembro, as produções são divididas em editorias, como esporte, política, economia, geral e cultura.
O portal foi criado com o objetivo de proporcionar aos formandos a experiência de uma redação com prazos diários de entrega. Durante cinco noites por semana o aluno é desafiado a produzir entregas diárias, semanais e mensais com um cronograma individual de pautas. A proposta é que o aluno faça uso dos aprendizados ao longo do curso e os aplique em texto, infográfico, vídeo e áudio.
"Assim como a residência capacita o estudante de Medicina, a Beta proporciona para o aluno a oportunidade de praticar as atividades de profissão na universidade. O espaço reverbera a diversidade, o pluralismo e a discussão para oferecer um produto responsável, mas com diferentes olhares e plataformas de produção, ainda mais no meio digital", destaca o coordenador do curso de Jornalismo, Edelberto Behs.
Com o site, os alunos também têm a oportunidade de entender o direcionamento que a profissão está seguindo dentro das novas formas de produção digital. "A Beta é um espaço experimental e está o tempo inteiro em reavaliação. Nele é permitido errar e consertar, visto que é um espaço para aprendizado," salienta o professor Felipe Boff.
Outra frente do projeto experimental é o posicionamento da Beta Redação nas mídias sociais. "A ideia é que os próprios alunos possam liderar ações de divulgação, circulação e conversação nos espaços de mídias sociais e aprendam a mensurar o alcance e repercussão dos conteúdos que produzem", complementa a professora Marlise Brenol.
Para conferir a página, acesse: www.betaredacao.com.br

Comentários