Prêmio Fernando Pini traz mudanças

Evento estimula a produtividade e a qualidade de produtos gráficos brasileiros

As inscrições à 20ª edição do Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini já podem ser feitas pelo site, a partir de 2 de agosto. Além dos prêmios distribuídos às 65 categorias, subdivididas em 12 segmentos de trabalhos gráficos, há também três prêmios de Atributo Técnico do Processo chamados de 'Grand Prix '. Eles conferem a 'Melhor Impressão', o 'Melhor Acabamento Editorial' e o 'Melhor Acabamento Cartotécnico', entre todos os produtos finalistas do Pini.
Fornecedores do setor gráfico também concorrem aos prêmios, em 14 categorias. Para concorrer, é necessário realizar o cadastramento prévio nas categorias de interesse até 20 de julho. Com o objetivo de estimular a produtividade e a qualidade do impresso nacional, o concurso traz, para este ano, uma nova categoria: 'Embalagens em Papelão Ondulado'. Os produtos inscritos neste segmento não podem ser kits promocionais ou embalagens sazonais.
Entre outras mudanças, a modalidade 'Impressos de Segurança' passa a ter o descritivo técnico como item obrigatório da inscrição. Nessa categoria, podem ser inscritos os produtos gráficos impressos com processos sofisticados, feitos com materiais que dificultem a falsificação, como, por exemplo, ações, talões de cheque, selos, notas promissórias, diplomas, entre outros documentos.
Em "Cadernos Escolares" também há alterações. Os produtos abrangidos por esta categoria contemplam os cadernos espiralados, costurados, colados, argolados (fichários) e os grampeados, com capa dura ou flexível, conforme norma ABNT NBR 15 733. Segundo orientações da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG), os materiais separados pelas gráficas não devem sofrer danos. "Produtos arranhados, amassados ou ondulados pela umidade perdem pontos na avaliação".
No ano passado, 200 empresas inscreveram 1.331 trabalhos, representando 16 estados, no concurso criado em 1991 pela ABTG e Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf Nacional). A ABTG está orientando as gráficas interessadas através do site, do e-mail [email protected] ou pelo telefone: (11) 2797 6718.Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. O interessado deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Comentários