Prêmio Imprensa bate recorde de inscrições

14ª edição é a primeira totalmente informatizada e recebeu quase 2 mil trabalhos

Em sua 14ª edição, a primeira totalmente informatizada, o Prêmio Imprensa Embratel bateu o recorde de inscrições com 1.862 trabalhos inscritos. Um total de 860 jornalistas de todo o país realizou seus cadastramentos totalmente online, inscrevendo 1.577 reportagens nas 12 categorias nacionais e 285 nas regionais. Em relação à edição passada foi registrado o crescimento de 32% no número de inscrições. Os vencedores serão conhecidos em abril, em data a ser definida, no Rio de Janeiro.
As próximas etapas serão as de pré-avaliação e julgamento das reportagens inscritas. Serão consideradas a importância do assunto e a extensão da reportagem, além da qualidade da edição, esforço do repórter e repercussão dos resultados obtidos. Serão contemplados os autores de trabalhos jornalísticos distribuídos em 17 categorias, sendo cinco regionais e 12 nacionais, além do Grande Prêmio Barbosa Lima Sobrinho, dedicado ao melhor trabalho da temporada. A premiação tem valor total de R$ 194 mil, que corresponde a mais 16% do distribuído na edição anterior.
A reformulação do 14º Prêmio Imprensa Embratel contou com novo visual e informatização de todos seus processos, adequando-se às novas tendências e desafios do jornalismo brasileiro. Outra novidade foi a inclusão da mídia internet na categoria de Jornais e Revistas (tema livre), que passou a ser denominada Jornais, Revista e Internet (tema livre). O Nordeste foi a região que registrou maior volume de inscritos, com 77 reportagens, seguido da região Sudeste, com 75. Centro-Oeste, Sul e Norte contaram como 54, 51 e 27 trabalhos respectivamente. 

Comentários