Prêmio Unirádio contempla estudantes de jornalismo

Produções radiofônicas são destacadas em mais uma edição

O 18º Prêmio Unirádio 2009, promovido pela Rádio FM Cultura (107.7 MHz), já tem os finalistas. Nesta edição, foram selecionados 18 trabalhos jornalísticos, produzidos individual ou coletivamente, entre 10 de janeiro e 31 de dezembro de 2009, e que veicularam no programa Unirádio. A premiação, que tem por objetivo destacar as produções radiofônicas feitas por estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Rio Grande do Sul, ocorre em 8 de junho, às 17h, na TVE, em Porto Alegre.
Cada universidade pode inscrever até quatro trabalhos através das categorias de Radiodocumentário, Radiorrevista, Radiorreportagem e Radiofônização de Textos Literários, além de um trabalho de Publicidade e Propaganda, que neste ano não teve nenhum inscrito. Dos quatro programas enviados pelos estudantes da Feevale, por exemplo, dois chegaram à final. Na categoria Radiorrevista, concorrem as alunas Fabiana Both e Ana Carol Siebel, com o trabalho 'Cinema Gaúcho'. Já os alunos Anderson Mattos e Fernando Gusen concorrem com o trabalho 'Moradores de Rua', na categoria Reportagem.
As produções dos alunos da Feevale foram orientadas pelo professor Marcos Santuário. Ele destaca que o mercado para a produção acadêmica reconhece e valoriza esses inventos. 'Já tivemos trabalhos premiados em todas as edições do evento, desde 2002, quanto começamos a participar do concurso.'
A PUC e a UCS, que também inscreveram quatro produções, tiveram um finalista. Na categoria de Rádiodocumentário, a UCS concorre com o programa: 'UCS Memória - Rádiojornal Formolo'. Representando a PUC, na categoria Radiorreportagem, está 'Educação Integral'. A série dividida em três partes é de autoria dos estudantes: Camila Cunha, Edgar Maciel e Tiago Vasques. O único trabalho inscrito por estudantes de Comunicação Social da Unisinos: 'A Hora da Verdade', na categoria Radiofônização de Textos Literários, também está na final.
Os modelos foram avaliados por uma comissão composta por representantes das instituições apoiadoras do prêmio: Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio Grande do Sul, Sindicato dos Trabalhadores em Emissora de Rádio e Televisão, Associação Riograndense de Publicidade e Propaganda (ARP), Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Rio Grande do Sul (Sapergs) e Sindicato dos Publicitários Agenciadores de Propaganda e Trabalhadores em Empresas de Publicidade do Rio Grande do Sul. 
O primeiro lugar ganhará, além do certificado, um troféu. Já o 'Destaque Especial', para o segundo colocado dará direito ao certificado de participação. O programa Unirádio serve de laboratório para os estudantes de comunicação gaúchos. Ele vai ao ar todos os sábados, das 13h às 13h30, na Rádio FM Cultura.

Comentários