Presidente da Fundação Piratini pede transferência das outorgas para o Estado

Solicitação foi feita por Orestes de Andrade Jr. ao ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab

Crédito: Marcelo Ermel

Nesta sexta-feira, 19, o presidente da Fundação Piratini, que detém a TVE e a FM Cultura, Orestes de Andrade Jr., pediu ao ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, a transferência das outorgas de suas emissoras para o Governo do Estado Rio Grande do Sul. "Estamos em processo de conclusão da extinção da Fundação e precisamos de agilidade no processo", pontuou.

Ainda, Orestes encaminhou o pedido para prorrogação do desligamento do sinal analógico da TVE, previsto para acontecer em 31 de janeiro em 107 cidades do Estado. O presidente da entidade explicou ao ministro que não digitalizou a frequência das nove retransmissoras - Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Gramado, Igrejinha, Lajeado, Osório, Sapiranga, Taquara e Três Coroas - por conta de atrasos do MCTIC. Kassab demandou as solicitações à sua assessoria técnica.

A TVE aguarda a entrega de canais digitais para Bento Gonçalves e Gramado, conforme Orestes. Ele afirma que três canais digitais foram concedidos em dezembro de 2017 em Igrejinha, Taquara e Três Coroas, mas com prazo insuficiente para migração. As outras quatro localidades seguem esperando a aprovação técnica. "Agora, precisamos de mais tempo para conquistar os recursos necessários à digitalização das retransmissoras no Interior", disse, referindo-se ao investimento de R$ 1,5 milhão. As 24 retransmissoras da emissora têm até 2023 para se adequarem ao processo.

Comentários