Programa do Ministério da Cultura premiará jovens comunicadores

Comunica Diversidade incentiva participação da juventude no ambiente cultural

O Programa Comunica Diversidade, do Ministério da Cultura, lança em 2014 a edição juventude. Com o objetivo de estimular a participação dos jovens nas representações culturais brasileiras, foi publicado o edital da promoção que irá premiar jovens entre 15 e 29 anos que desenvolvam iniciativas de comunicação voltadas à cultura. O prêmio é uma parceria entre o Ministério da Cultura, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB).
Uma das vantagens do novo edital é sua flexibilidade na participação, e os jovens poderão concorrer com conteúdos produzidos até mesmo pelo celular: "Não há necessidade de conhecer lei de incentivo. É muito melhor para o jovem poder mostrar como é a sua comunidade pelo celular, explicar visualmente como é. Paralelamente, a UFRJ está fazendo um trabalho com pesquisadores para saber em que tipo de experiência o jovem se inscreveu mais", conta o presidente da Fundação Nacional de Artes, Américo Córdula.
Podem participar jovens entre 15 e 29 anos, brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros residentes no Brasil há mais de três anos, que desenvolvam iniciativas de comunicação para cultura. Serão 10 prêmios para jovens entre 15 e 17 anos; 25, entre 18 e 24 anos; e 25, entre 25 e 29 anos. Todos os prêmios terão valor bruto de R$ 14 mil. As inscrições podem ser feitas gratuitamente até 7 de novembro, pelo site do Ministério, pelo e-mail [email protected] ou pelos Correios.

Comentários