Projeto de Lei busca regulamentação da profissão de pesquisador

Senado realiza consulta pública online sobre formalização do exercício da atividade

O Projeto de Lei da Câmara, sob número 138, de 2010, que prevê a regulamentação do exercício profissional dos técnicos e pesquisadores de Mercado, Opinião e Mídia, tramita no Senado Federal. A fim de averiguar o que a sociedade pensa a respeito desta formalização, o órgão propôs uma consulta pública, que pode ser conferida neste link, onde a população pode opinar se é favorável ou contrária à aprovação da matéria. O prazo segue aberto até o final de novembro.
A diretora do Instituto Pesquisa de Opinião (IPO), Elis Radmann, colunista de Coletiva.net, defende que o PLC seja aprovado como uma forma de reconhecimento da profissão. "Como socióloga, apoio, pois durante os 20 anos de atuação na coordenação de pesquisas, vivenciei as fragilidades deste mercado em termos de formação específica e, principalmente, acompanho os vários dilemas dos profissionais desta cadeia, como os técnicos e entrevistadores", argumentou.
Atualmente, qualquer pessoa pode desempenhar e ser responsável por atividades relacionadas à pesquisa. Proposta pelo deputado Luiz Sérgio, do Partido dos Trabalhadores (PT), a PLC visa à definição das profissões de pesquisador e técnico no segmento, bem como veda que a atuação destes prejudique, independentemente dos motivos, os interesses e informações que lhes forem confiados.

Comentários