Projeto Octo é lançado e estreia segunda-feira

TVCOM sai do ar para dar lugar à multiplataforma com linguagem e formato inovadores

Estúdio Octo | Crédito: Jayme Copstein
Na próxima segunda-feira, 23, a TVCOM sai do ar para dar lugar ao projeto Octo do Grupo RBS. Realizado pelo Núcleo de Inovação e Linguagem, o projeto foi elaborado a partir das premissas do The Communication (R)Evolution (TCR), estudo que investiga impactos da revolução digital na indústria da comunicação e que foi apresentado a diferentes plateias desde professores a médicos cardiologistas.
O projeto será orientado por quatro princípios. São eles: colaboração com profissionais de outros veículos do grupo e externamente com parceiros; quer assumir uma postura baseada na inquietação que sirva de inspiração; ter pluralidade para trazer vários aspectos de diferentes temas; e ter geolocalização, ou seja, um exercício constante para deixar de se relacionar só com a aldeia e ser muito mais do mundo.
A diretora-geral de Inovação e Linguagem do Grupo RBS, Flavia Moraes, explicou que Octo não deve ser definido nem como TV, nem plataforma, muito menos a nova TVCOM: "Octo é outra coisa, uma definição aberta. Será um canal vivo em construção para quem se considera jovem. Nossa ideia é dar voz às pessoas, à diversidade, à inovação, promover o diálogo sem barreiras. Estaremos sempre pautados pela construção, pelo otimismo, pela agenda positiva, inspirando boas ideias e reflexões", explicou.
Sete temas principais, estabelecidos como "moods", conduzirão a linha editorial da multiplataforma, com o objetivo de criar uma rede de discussão e debate e ainda guiando a pauta, com foco no entretenimento. Os conteúdos serão organizados de acordo com o comportamento do público e darão destaque a assuntos como sustentabilidade, cuidados com a saúde, respeito à diversidade, desejos para o País, relação com os animais, transformações da sociedade e inovação.
A programação também destacará os bastidores do jornalismo do Grupo RBS, com profissionais da empresa trabalhando em formato de curadoria e colaborando com o elenco de Octo, formado por 12 pessoas, chamadas de "caras novas", que irão se revezar ao longo dos dias.
No que se refere ao âmbito comercial, o projeto buscará oferecer ao mercado soluções disruptivas, por meio de conteúdos desenvolvidos especificamente para os interesses de cada cliente, a partir de branded content e merchandising. Como a programação não contará com breaks comerciais, será um desafio criar formas e formatos para que as marcas se conectem com seus públicos. "Octo terá a flexibilidade de transformar qualquer case em produto. É a boa ideia que vai determinar o formato", completa Flavia.
Durante o mês de outubro, a TVCOM passou por um período de transição, fazendo uma retrospectiva da história do canal, com grandes coberturas e programas. Em Santa Catarina, a TVCOM segue operando.
Conheça os "sete moods" de Octo:


  1. Sustentabilidade, um compromisso de todos

  2. Mente sã, corpo são

  3. Paz, amor e respeito

  4. O país que queremos

  5. Avante queremos inovar

  6. A sociedade em transformação sempre

  7. Nós amamos os animais


Saiba mais sobre Octo no Facebook oficial do canal.

Comentários